PSOL quer escolta policial para vereador de Porto Alegre após nova ameaça de morte

Durante o recesso parlamentar, Matheus Gomes (PSOL-RS) recebeu novas ameaças através de seu e-mail institucional, pouco tempo após intimidações serem dirigidas à Bancada Negra da capital gaúcha

Vereador Matheus Gomes recebeu novas ameaças de morte (Foto: Reprodução/Facebook Matheus Gomes)
Escrito en POLÍTICA el

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados anunciou através das redes sociais, nesta segunda-feira (10), que voltou a enviar ofícios ao presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre (RS) e ao governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), cobrando celeridade nas investigações sobre ameaças de morte recebidas por vereadores e vereadoras negras do partido na capital gaúcha.

A motivação foi a nova ameaça de morte dirigida ao vereador Matheus Gomes durante o recesso parlamentar, no final de dezembro. A intimidação chegou através do e-mail institucional do psolista, pouco tempo após toda a Bancada Negra do partido em Porto Alegre ser ameaçada, também via e-mail. Desta vez, no entanto, a ameaça foi feita apenas a Gomes.

Além de cobrar celeridade nas investigações, o PSOL solicitou que a Câmara Municipal de Porto Alegre e o governador do estado avaliem a necessidade de escolta policial para Matheus Gomes. "Uma democracia não pode conviver com ameaças de morte constantes", diz a legenda.

"A Polícia Civil e a Sec. de Segurança Pública do RS já foram comunicadas. Urge acelerar as investigações e a punição desses fascistas! É inadmissível que não tenhamos segurança para o exercício do nosso mandato. Vamos ampliar a resistência e a solidariedade, não nos calarão!", afirma, por sua vez, Matheus Gomes.

No novo e-mail com ameaças, o autor, de identidade ainda desconhecida, afirma que prepara um ataque a tiros contra o vereador, sinaliza conhecer as instalações da Câmara Municipal e ainda debocha da polícia. A intimidação contém a mesma assinatura da ameaça feita no início de dezembro à Bancada Negra: RWA. Os vereadores suspeitam que a autoria seja do grupo de ódio Dogolachan, criado em 2013, e responsável por inúmeras ameaças em 2020.

Ameaça à Bancada Negra

Integrantes da chamada Bancada Negra da Câmara Municipal de Porto Alegre (RS) foram ameaçados de morte no dia 6 de dezembro. A mensagem de ódio, racistahomofóbica lesbofóbica foi encaminhada, via e-mail institucional, para quatro vereadoras e um vereador.

autor dos ataques e da ameaça, além das ofensas contra os parlamentares, menciona armas e descreve a maneira pela qual cumpriria a ameaça. O criminoso afirma, ainda, que mora no Rio de Janeiro e que viajaria para Porto Alegre com uma “passagem só de ida”.

Bancada Negra da Câmara de Porto Alegre é composta pelas vereadoras Daiana Santos (PCdoB), Karen Santos (PSOL), Bruna Rodrigues (PCdoB), Laura Sito (PT) e pelo vereador Matheus Gomes (PSOL).

Os integrantes da bancada registraram boletim de ocorrência (BO) na Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos da Polícia Civil de Porto Alegre.

Confira os parlamentares ameaçados até agora pelo grupo de ódio

Até agora, quatro vereadoras e vereadores de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Joinville (SC) – Duda Salabert (PDT), Caroline Dartora (PT), Alisson Julio (Novo) e Ana Lúcia Martins (PT), respectivamente -, duas deputadas federais, Talíria Petrone (PSOL) e Carla Zambelli (PSL), a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP), o ex-deputado Jean Wyllys e a prefeita de Bauru (SP), Suéllen Rosim (Patriota), foram alvos do mesmo grupo, segundo informações de Matheus Moreira, na Folha de S. Paulo.