PSOL pede investigação de ataques xenófobos e racistas nas convenções online do partido

"Os criminosos invadem salas para impedir discussões e desferem ofensas de caráter racista, misógino, xenofóbico, homofóbico", afirma o PSOL no documento encaminhado ao STE

Live da pré-candidata Fernanda Melchionna foi invadida com imagens de Bolsonaro (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

Os deputados e deputadas da bancada do PSOL encaminharam ofício ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e à Polícia Federal (PF) solicitando providências mediante os recorrentes ataques realizados por hackers em atividades virtuais do partido neste período pré-eleitoral.

Entre as agressões listadas pelo PSOL à Justiça estão gritos de xingamentos, repdorução de vídeos pornográficos e também foi informado que os invasores usavam as máscaras do personagem do filme “V de vingança” durante os ataques.

“Em 19 de agosto, uma live de Chico Cancela, pré-candidato do PSOL à prefeitura de Porto Seguro, na Bahia, foi invadida por hackers. Os invasores quebraram os protocolos de segurança do encontro realizado no aplicativo Google Meet e compartilharam imagens de ódio, fizeram ameaças e reproduziram áudios com gritos e xingamentos na reunião destinada a montagem do programa de governo do pré-candidato”, relata o documento encaminhado ao STE.

Entre as ofensivas listadas no Ofício 228 está o do ataque a uma live de Fernanda Melchionna, pré-candidata do PSOL à prefeitura de Porto Alegre (RS). Na ocasião, os transgressores deflagraram agressões verbais à psolista e, em seguida, veicularam imagens de Jair Bolsonaro na transmissão.

De acordo com as argumentações apresentadas pelos deputados e deputadas responsáveis pelo documento, fica nítida a intensão de perturbar as conferencias remotas promovidas por candidatos que apresentam pautas progressistas: “Como pode-se observar, os criminosos invadem salas para impedir debates e discussões e desferem ofensas de caráter racista, misógino, xenofóbico, homofóbico".

"Os atos transcendem os limites municipais e ganham contornos nacionais. Daí considerar-se essencial a notificar deste Tribunal Superior Eleitoral acerca das ilegalidades trazidas à baila. À medida em que se aproximam as atividades de pré-campanha ou de campanha eleitoral, ao mesmo tempo em que o país atravessa a sua pior crise sanitária do último século, a preocupação de que esses ataques impeçam a realização das atividades virtuais de campanha se torna ainda mais preocupante", diz o texto.

Confira aqui o ofício completo.