PSOL, PT e PCdoB pedem explicações a Eduardo Bolsonaro por entrega de dossiê aos EUA

O dossiê antifascista do Ministério da Justiça também chegou ao Congresso Nacional nesta terça-feira

Deputados federais do PSOL, do PT e do PCdoB apresentaram nesta terça-feira (11) um ofício à Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados (CREDN) pedindo esclarecimento por parte de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), presidente da comissão, sobre dossiê antifascista que ele teria enviado aos Estados Unidos.

“Em nosso entender, se verdadeiro, este gesto se configura como endosso a uma iniciativa autoritária que imputa crimes sem provas e expõe dados pessoais de centenas de cidadãs e cidadãos brasileiros”, afirmam os parlamentares signatários do texto.

“Além de um desvio ético das atribuições parlamentares, a entrega deste dossiê aos EUA materializa uma lamentável subserviência àquele país, adversa aos fundamentos de nossa República e aos princípios que devem reger nossas relações internacionais, ambos expressos em nossa Constituição Federal”, apontam. “No Estado Democrático de Direito, é inaceitável a perseguição de movimentos sociais, militantes e intelectuais para atender aos interesses políticos dos aliados do Presidente da República”, completam.

O texto foi apresentado pela bancada do PSOL na Câmara e pelos representantes de PT e PCdoB na CREDN.

Dossiê do Ministério da Justiça

Ainda nesta terça-feira, o ministro da Justiça, André Mendonça, entregou à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional o relatório elaborado pelo Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) contra agentes de segurança e professores antifascistas. O documento está sob confidencialidade.

Com informações do G1

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR