PSOL quer convocar ministro de Minas e Energia na Câmara para explicar apagão no Amapá

"A situação é grave e exige medidas em caráter de urgência", cobrou o deputado federal Edmilson Rodrigues

Bolsonaro e o almirante Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia (Reprodução/Twitter)Créditos: Redes Sociais
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) anunciou que o PSOL irá a apresentar na tarde desta sexta-feira (6) um pedido de convocação do ministro Bento Albuquerque, titular da pasta de Minas e Energia do governo do presidente Jair Bolsonaro, para explicar sobre o apagão de mais de 60 horas que atinge o estado do Amapá após o incêndio em uma subestação de distribuição de energia.

"Agora à tarde, iremos protocolar, enquanto bancada do PSOL, um requerimento de convocação do Ministro de Minas e Energia para prestar esclarecimentos sobre o apagão de energia elétrica no Amapá, que já está no quarto dia! #SOSAmapa", escreveu o parlamentar no Twitter.

"A situação é grave e exige medidas em caráter de urgência. 10 dias para o restabelecimento da energia é um prazo inaceitável. Precisamos de uma grande força tarefa nacional para ajudar nossos irmãos amapaenses neste momento", completou Edmilson, que é candidato à Prefeitura de Belém.

Albuquerque esteve na quinta-feira no estado e disse que há uma previsão de que um dos geradores seja recuperado ainda nesta sexta, normalizando o fornecimento de energia em até 70% do estado. O prazo, no entanto, pode ser maior por conta dos testes necessários e podem durar entre 15 a 30 dias.

Ainda nesta sexta, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) acionou a Justiça para que obrigue os governos estaduais e federal a ajudar o Amapá, com distribuição de água, por meio de carros-pipas, e de cestas básicas.

https://twitter.com/EdmilsonPSOL/status/1324779958506500096
https://twitter.com/EdmilsonPSOL/status/1324784457816133632