Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
12 de março de 2019, 19h18

PT: “Ao atacar Lula e Gleisi, Ciro se alia aos que atacam a democracia”

Nota oficial da Executiva Nacional do partido rebate as declarações do ex-ministro de que Lula e Gleisi Hoffmann fariam parte de uma "quadrilha" que domina a cúpula do PT

Foto: Divulgação/PT

A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores divulgou, no final da tarde desta terça-feira (12), uma nota oficial em que rebate declarações do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) feitas em entrevista e durante um evento em São Paulo nesta segunda-feira (11).

Candidato à presidência no ano passado, Ciro chegou a chamar a presidenta do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann, de “chefe de quadrilha” e desferiu inúmeros ataques ao ex-presidente Lula.

Antes da nota oficial do partido, Gleisi rebateu as críticas do pedetista via Twitter e subiu o tom. “Ciro Gomes é um coronel oportunista, ressentido e covarde. Quando a conjuntura exigia sua presença, fugiu para Paris. Está à espreita de crises para se apresentar como salvador da burguesia e sistema financeiro. Por isso ataca Lula, PT, nossas lideranças. Quer se apresentar como ‘solução”’, escreveu.

A nota oficial do PT, por sua vez, apesar do tom mais ameno, reafirma a defesa do legado do partido enquanto governo durante 14 anos e informa que cobrará um posicionamento do PDT sobre as declarações de Ciro.

Confira a íntegra.

Nota do PT em resposta às declarações de Ciro Gomes

1) O Partido dos Trabalhadores é parte de uma construção coletiva, liderada pelo ex-presidente Lula. Nascemos para mudar o Brasil e foi o que fizemos e continuamos fazendo ao longo de 39 anos: na luta pela democracia, na atuação na Constituinte, nas prefeituras e governos estaduais, na oposição ao projeto neoliberal, no apoio aos movimentos sociais e nos quatro mandatos presidenciais consecutivos conquistados pelo voto popular.

2) Em muitos desses momentos tivemos a companhia do PDT, partido pelo qual sempre nutrimos profundo respeito assim como às suas lideranças, a começar pelo o inesquecível Leonel Brizola.

3) Por isso mesmo, lamentamos profundamente as declarações dadas nesta segunda-feira (11) ao Jornal Valor Econômico pelo ex-candidato a presidente pelo PDT, Ciro Gomes. Ao atacar o PT , Lula e nossa presidenta Gleisi Hoffmann, Ciro se alia aos que atacam a democracia, os direitos sociais e a esquerda brasileira.

4) O PT se orgulha do legado de Lula que o povo brasileiro já reconheceu por tantas vezes assim como o de nossa Presidenta Gleisi, de sua direção e de sua militância, e cobrará posicionamento do PDT sobre essas declarações que rompem com qualquer padrão de respeito e convivência.

5) O PT continuará defendendo a unidade das forças progressistas e democráticas do país para enfrentar o obscurantismo e a agenda de entrega do patrimônio nacional levada a cabo por Bolsonaro. É isso que o povo brasileiro espera de nós.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum