Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
24 de abril de 2018, 11h02

PT chega a 20% no Datafolha; MDB está em segundo lugar com 4%

Outro recorte indica que o partido é o preferido entre os eleitores de baixa renda, com 26% de preferência; na divisão regional, o PT alcança posições altas com aprovação de 27% (Norte) e 31% (Nordeste)

Foto: Divulgação/PT

Uma nova pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 11 e 13 de abril, indica que, apesar da prisão do ex-presidente Lula, a maioria dos brasileiros tem o PT como partido preferido. Segundo o levantamento, 20% dos entrevistados têm simpatia pela sigla. Em janeiro, era 19%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. As informações são de Marco Rodrigo Almeida, para a Folha de S.Paulo.

O levantamento também apontou que os outros partidos contam com índices de aprovação bem inferiores. Na segunda colocação aparece no MDB, citado por apenas 4% dos entrevistados; na sequência aparece o PSDB com 3% da preferência, depois surgem, com apenas 1% cada, o PDT e o PSOL. As demais siglas existentes não pontuaram.

Ainda segundo a pesquisa, o grupo que declarou não ter preferência, somou 62%; em janeiro eram 64%. O PT continua como partido preferido entre brasileiros desde 1999. Em 2013, alcançou seu melhor índice, sendo preferido por 29% dos entrevistados.

Outro recorte da pesquisa indica que o PT é o preferido entre os eleitores de baixa renda, ficando com 26% de preferência, contra apenas 11% de preferência entre os mais ricos. A pesquisa aborda, ainda, o aspecto regional, e o PT alcança posições altas com índices de aprovação de 27% (Norte) e 31% (Nordeste), e posições baixas nas regiões Sul (15%) e Sudeste (15%). MDB e PSDB não alcançam 10% de menções em nenhuma região do Brasil.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum