Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
12 de novembro de 2019, 20h36

PT cresce em meio à queda de Bolsonaro, mostra Atlas Político

Com 18,9% da preferência eleitoral, o Partido dos Trabalhadores é o único que apresentou crescimento real (acima da margem de erro) desde o início do ano

Foto: Ricardo Stuckert

Na pesquisa de opinião revelada pelo Atlas Político nesta terça-feira (12), o Partido dos Trabalhadores é o único que aparece com um crescimento na preferência partidária superior à margem de erro em 2019. O PSL, abandonado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta terça, encolheu de abril para novembro.

Com 18,9% da preferência do eleitorado, o PT desponta com folga em primeiro lugar no ranqueamento de preferência partidária. A legenda petista cresceu 3,1 pontos percentuais de abril a novembro, sendo a única sigla a conseguir apresentar um crescimento real – acima da margem de erro.

Bem atrás do partido de Lula, aparece o PSL, que elegeu Jair Bolsonaro. Se em abril a sigla tinha 5,5% da preferência da população, agora são apenas 4% os que se referenciam na legenda. Mesmo com a saída do presidente, oficializada nesta terça, isso demonstra um desgaste no capital político do presidente.

Em terceiro lugar aparece o PSOL, com 2,2% (crescimento de 1 pp.), seguido de Novo com 1,6% (caiu 0,5 pp.), PSDB (1,5%), PSB (1,2%) e MDB (1%). PDT, DEM e PCdoB apresentam menos de 1%.

Fonte: Atlas Político

 

Bolsonaro, Lula e Moro

A mesma pesquisa mostra que a imagem negativa do presidente Jair Bolsonaro ultrapassou a barreira dos 50% enquanto seu governo é visto como Ruim/Péssimo por 42% dos brasileiros. O ministro Sérgio Moro, da Justiça, aparece com seus menores índices de aprovação enquanto o ex-presidente Lula dispara em todos os questionamentos.

CONFIRA AQUI A PESQUISA COMPLETA


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum