PT deve descartar candidato bolsonarista, diz Rogério Correia sobre eleição na Câmara

Deputado anunciou que haverá uma reunião nesta sexta-feira (11), entre a Executiva Nacional e a bancada do partido, para definir a posição do PT

Escrito en POLÍTICA el

Na avaliação do deputado federal Rogério Correia (PT-MG), o PT deve descartar apoio a qualquer candidato indicado por Jair Bolsonaro à presidência da Câmara Federal. Caso se confirme a tese, o partido não deve contribuir para eleger Arthur Lira (PP-AL), candidato bolsonarista, que corteja partidos da esquerda e centro-esquerda, entre eles o PT, com o discurso de “independência dos poderes”.

Em entrevista ao Fórum Café, na manhã desta quinta (10), ele anunciou que está marcada para esta sexta-feira (11) uma reunião da Executiva Nacional com a bancada do partido, com o objetivo de definir qual será a postura do PT no processo eleitoral da Câmara.

Para Correia, dois pontos são importantes: “A oposição deve marchar junta, com um candidato que tenha um programa claro para os próximos dois anos, evitando que sejam pautados projetos que retirem direitos dos trabalhadores e, sim, que tratem de melhorar a economia e a divisão de renda”.

O outro ponto, segundo o deputado, é criar condições de combater a pandemia do coronavírus, pois, com o governo Bolsonaro sequer a vacina está garantida.

Correia reiterou que sua posição é o veto a quem tenha vínculo com o presidente. “Não há garantia de que o candidato cumpra acordos com setores da oposição e deixe de colocar em discussão pautas de costumes”.

Candidatura própria

Correia defende que o bloco progressista lance candidatura própria à presidência da Câmara. “A esquerda não vai ganhar, porque teríamos, no máximo, 130 votos. E o PSB já disse que vai apoiar o Arthur Maia. Mas acho importante para marcar posição sobre o que queremos para o Brasil”, disse.

https://www.youtube.com/watch?v=GQelP6PL0-o&feature=youtu.be