PT diz que fake news criada por Moro e impulsionada por mídia liberal é “de má-fé”

O partido divulgou uma nota para esclarecer mais uma fake news contra Lula e divulgou o vídeo com trecho completo da resposta do ex-presidente ao “El País”

Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O PT divulgou uma nota, nesta terça-feira (23), para esclarecer sobre a nova fake news disparada contra o ex-presidente Lula e endossada pela mídia liberal.

O partido afirma que é falso "e de má-fé afirmar que Lula teria apoiado ‘ditaduras de esquerda’ ou igualado a primeira-ministra Angela Merkel ao presidente Daniel Ortega, quando comentou as últimas eleições na Nicarágua em entrevista ao ‘El País’ da Espanha”.

O conluio entre a Lava Jato e a mídia liberal, que por anos buscou destruir a imagem do ex-presidente, continua repetido pelas famílias que controlam os grandes veículos de comunicação para alavancar a candidatura do escolhido para a “terceira via”: o ex-juiz da força-tarefa e ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, Sergio Moro.

Após o ex-juiz acusar Lula de autoritarismo por uma interpretação de texto distorcida da entrevista do ex-presidente ao “El País” no domingo (21), o tema virou pauta dos jornalões, que até então haviam ignorado as declarações feitas pelo petista, que foi capa do periódico espanhol após o sucesso de seu giro pela Europa.

De forma cínica, o ex-ministro de Bolsonaro acusou Lula de “flertar com o autoritarismo” ao distorcer uma fala do ex-presidente que relativizava o termo ditadura usado pela mídia de forma proposital em algumas situações e ignorava em outras.

Leia a íntegra da nota:

Em nova fake news contra Lula, informação adulterada distorce entrevista do ex-presidente ao jornal espanhol “El País”, no final de semana, tentando atribuir a ele apoio às “ditaduras de esquerda”.

É falso e de má-fé afirmar que Lula teria apoiado “ditaduras de esquerda” ou igualado a primeira-ministra Ângela Merkel ao presidente Daniel Ortega, quando comentou as últimas eleições na Nicarágua em entrevista ao “El País” da Espanha.

A resposta de Lula está clara no vídeo da entrevista, que foi editado de forma maliciosa em redes sociais para distorcer sua fala.

Nesta e em outras entrevistas Lula reafirmou:

1) Que defende a alternância democrática de poder (“Todo político que começa a se achar imprescindível ou insubstituível começa a virar um pequeno ditador”.);

2) Que é errado e antidemocrático prender opositores para impedir que disputem eleições, em qualquer país (“Eu não posso julgar o que aconteceu na Nicarágua, não sei o que as pessoas fizeram para ser presas. Mas se Daniel Ortega prendeu a oposição para não disputar a eleição, como fizeram no Brasil contra mim, ele está totalmente errado”.);

3) Que deve ser respeitada a autoderminação dos povos em relação ao tempo de mandato dos governantes (“Eu posso ser contra, mas não posso ficar interferindo nas decisões de um povo. Não posso ficar torcendo. Ah… por que Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega não? Por que o Felipe González pode ficar 14 anos aqui na Espanha? Qual é a lógica?”).

Veja trecho completo da resposta de Lula ao “El País” a respeito da questão:

https://youtu.be/3T9Iq2VzGu8