Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
04 de julho de 2018, 11h44

PT é o partido mais criticado pela imprensa. Lula só perde para Temer, diz Manchetômetro

O boletim de maio do Manchetômetro mostra que, mesmo com o PT fora da presidência e com Lula preso, os dois continuam entre os mais criticados

O Manchetômetro, do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública, acaba de lançar a sua edição relativa aos dados de maio. O boletim, que analisa o tratamento dispensado pela mídia comercial a candidatos, partidos e temas centrais, detectou, mais uma vez, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua sendo uma das personalidades políticas com mais referências desfavoráveis e o PT é, disparado, o partido mais criticado pela imprensa.

O boletim, que mede as matérias dos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, O Globo e o Jornal Nacional, constatou que Lula perdeu apenas para Michel Temer entre os personagens que tiveram mais manchetes contrárias nestes veículos. Os demais pré-candidatos à presidência ficaram bem abaixo, conforme o gráfico abaixo.

Gráfico Manchetômetro Personagens. Foto: Manchetômetro

Já o Partido dos Trabalhadores (PT) aparece disparado na frente como o que teve o maior número de manchetes negativas. Atrás do PT, praticamente empatados, aparecem PSDB e MDB.

Gráfico Manchetômetro de Partidos. Foto: Manchetômetro

Entre as instituições, o Executivo Federal dispara com a que teve o maior número de manchetes negativas, enquanto o Judiciário Federal vence a disputa com o maior número de manchetes positivas.

Gráfico Manchetômetro Instituições. Foto: Manchetômetro

Gráfico comparativo com o tratamento dispensado ao PT, MDB e PSD desde 2015 demonstram um grande desequilíbrio, com um número muito maior de manchetes negativas ao PT. Abaixo da linha são as manchetes negativas e acima as positivas.

Gráfico Manchetômetro PT desde 2015. Foto: Manchetômetro

Gráfico Manchetômetro MDB desde 2015. Foto: Manchetômetro

Gráfico Manchetômetro PSDB desde 2015. Foto: Manchetômetro

O Manchetômetro é um website de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política e não tem qualquer filiação com partido político ou grupo econômico. Veja o boletim completo do Manchetômetro aqui.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum