Fórumcast, o podcast da Fórum
29 de outubro de 2018, 16h44

PT elege maior número de governos estaduais e domina o Nordeste com aliados

Além da maior bancada na Câmara dos Deputados, o partido elegeu quatro governadores no Nordeste e faz parte das coligações de todos os vencedores dos outros estados da região

Foto: Ricardo Stuckert

Com 47 milhões de votos – 31,9% do eleitorado – o PT saiu derrotado na eleição presidencial, mas obteve importantes vitórias neste pleito. Além de ter conquistado a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 56 parlamentares, o partido elegeu o maior número de governadores.

Serão, a partir de 2019, quatro estados da federação comandados pelo partido do ex-presidente Lula: Bahia, com Rui Costa; Piauí, com Wellington Dias; Ceará, com Camilo Santana e Rio Grande do Norte, com Fátima Bezerra – a única mulher eleita governadora em 2018.

Leia também
Bolsonaro foi eleito com votos de 39,5% do eleitorado brasileiro; Haddad venceu na maioria das cidades

Apesar de ter perdido os governos de Minas Gerais e do Acre, o PT pela primeira vez conquistou a hegemonia no Nordeste. Além dos quatro governadores eleitos, a legenda faz parte da coligação dos vencedores nos outros 5 estados da região: Sergipe, com Belivaldo Chagas (PSD); Alagoas, com Renan Filho (MDB); Maranhão, com Flávio Dino (PCdoB); Paraíba, com João Azevêdo (PSB) e Pernambuco, com Paulo Câmara (PSB).

 


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum