Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
29 de outubro de 2018, 16h44

PT elege maior número de governos estaduais e domina o Nordeste com aliados

Além da maior bancada na Câmara dos Deputados, o partido elegeu quatro governadores no Nordeste e faz parte das coligações de todos os vencedores dos outros estados da região

Foto: Ricardo Stuckert

Com 47 milhões de votos – 31,9% do eleitorado – o PT saiu derrotado na eleição presidencial, mas obteve importantes vitórias neste pleito. Além de ter conquistado a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 56 parlamentares, o partido elegeu o maior número de governadores.

Serão, a partir de 2019, quatro estados da federação comandados pelo partido do ex-presidente Lula: Bahia, com Rui Costa; Piauí, com Wellington Dias; Ceará, com Camilo Santana e Rio Grande do Norte, com Fátima Bezerra – a única mulher eleita governadora em 2018.

Leia também
Bolsonaro foi eleito com votos de 39,5% do eleitorado brasileiro; Haddad venceu na maioria das cidades

Apesar de ter perdido os governos de Minas Gerais e do Acre, o PT pela primeira vez conquistou a hegemonia no Nordeste. Além dos quatro governadores eleitos, a legenda faz parte da coligação dos vencedores nos outros 5 estados da região: Sergipe, com Belivaldo Chagas (PSD); Alagoas, com Renan Filho (MDB); Maranhão, com Flávio Dino (PCdoB); Paraíba, com João Azevêdo (PSB) e Pernambuco, com Paulo Câmara (PSB).

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum