PT ingressa na Justiça com três ações contra procuradores da Lava Jato

Para o partido, procuradores agiram “de modo absolutamente ilegal, desrespeitando a autoridade central do Ministério da Justiça, para promover uma persecução penal direcionada e criminosa”

Procuradores da Lava Jato (Foto: Reprodução/Facebook Roberson Pozzobon)
Escrito en POLÍTICA el

O PT decidiu ingressar na Justiça com três pedidos de investigação contra os procuradores que compõem a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.

De acordo com informações do blog de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, o partido destaca que os procuradores agiram “de modo absolutamente ilegal, desrespeitando a autoridade central do Ministério da Justiça, para promover uma persecução penal direcionada e criminosa”. 

As ações se referem à cooperação ilegal envolvendo a troca de informações com agentes norte-americanos do FBI, além da denúncia de aquisição de equipamentos para a realização de captação ilegal de ligações telefônicas. 

Prevaricação, abuso e condescendência

Estão previstas uma notícia-crime, enviada junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), pelos crimes de “prevaricação, abuso de autoridade e condescendência criminosa”, e também uma ação civil pública e uma representação, solicitando a abertura de um processo ético e disciplinar junto ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Temas