PT monta rede com 5 mil núcleos de apoio à candidatura Lula pelo país

Núcleos serão aproveitados após uma eventual vitória petista para dar sustentação ao novo governo Lula, mantendo mobilização e pressão popular no caso de um Congresso não tão favorável.

Lula dá "sarrada" com jovens do PT (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en POLÍTICA el

O PT vai apresentar em seminário que será realizado entre os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro a Rede Nacional de Comitês de Ações Partidárias, organização que tem o objetivo de construir cinco mil núcleos de apoio à candidatura de Lula pelo Brasil.

Segundo reportagem de Ana Flávia Gussen, no site da Carta Capital, além de divulgar o legado e fortalecer a disseminação das propostas, os núcleos serão aproveitados após uma eventual vitória petista para dar sustentação ao novo governo Lula, mantendo mobilização e pressão popular no caso de um Congresso não tão favorável.

A ideia é levar a militância a participar da campanha para poder fazer com que a gente construa uma vitória política e eleitoral, para depois ter condição de sustentar o governo”, disse à Carta Capital Paulo Okamoto, diretor do Instituto Lula.

Os núcleos, que podem contar com a adesão de membros e filiados de outros partidos, estarão vinculados a uma estratégia digital de comunicação, que está sendo elaborada pelo instituto.

A partir dos núcleos já existentes do PT – 3.187 diretórios do partido e 289 comissões provisórias, segundo dados do TSE de 2019 – o objetivo é agregar, ainda, outros movimentos ligados a Frente Brasil Popular, como os recém reposicionados Comitês Lula Livre.

“O seminário vai discutir legado, debater o futuro e as estratégias e isso vai se desdobrar em várias reuniões posteriores para discutirmos a reestruturação do país e propostas de governo”, disse o líder do PT, Reginaldo Lopes.