PT pede à PGR afastamento de general Augusto Heleno

A bancada do partido aponta que Heleno comentou crime de responsabilidade ao afrontar o Congresso

General Heleno (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)
Escrito en POLÍTICA el

A bancada do PT na Câmara denunciou nesta terça-feira (3) o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, por crime de responsabilidade em razão dos ataques do ministro ao Congresso Nacional.

"É inconteste, nesse diapasão, que as condutas adotadas pelo Ministro Augusto Heleno, quando veio à baila o conteúdo de suas declarações, além demandar o necessário aprofundamento, o que se espera quando da análise desta demanda pelo Supremo Tribunal Federal, inclusive na perspectiva de apuração de crimes comuns, pois é o que revelam os diversos comportamentos contrários à Lei e à Constituição", diz trecho da representação.

Os parlamentares destacam o seguinte trecho como o mais grave da declaração: “Nós não podemos aceitar esses caras chantagearem a gente o tempo todo. Foda-se". "Esses caras" seriam a Câmara e o Senado.

“Insurgindo-se contra um dos poderes da República, propalando, de igual forma, que outros o façam, comete o ministro, por suas declarações e atos, crime de responsabilidade”, diz ainda a denúncia apresentada pela bancada do PT.

As declarações, proferidas dia 18 de fevereiro, são qualificadas ainda como “graves e estapafúrdias”.

Leia aqui o requerimento na íntegra