PT pede investigação sobre declaração de Bolsonaro de cogitar golpe em 2022

O partido acionou o TSE e a PGR contra o presidente após o mandatário dizer que no Brasil podem ocorrer distúrbios piores que os dos Estados Unidos

Bolsonaro e Donald Trump (Foto: Alan Santos/PR)
Escrito en POLÍTICA el

O PT deu entrada nesta quinta-feira (7) em uma representação contra o presidente Jair Bolsonaro em razão das declarações feitas por ele sobre a invasão do Congresso dos Estados Unidos por golpistas apoiadores do presidente não-reeleito Donald Trump (Partido Republicano).

Em tom de ameaça, Bolsonaro alegou que foi “roubado” nas eleições de 2018 e disse que distúrbios piores poderão acontecer no Brasil em 2022 caso não seja adotado o voto impresso.

Em peça assinada pela presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), pelo deputado Ênio Verri (PT-PR), líder da bancada do PT na Câmara, e pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), o partido aciona o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) em razão da ameaça.

A ação pede que "se instaure o devido processo administrativo para que se apuremos fatos constantes da declaração do Exmo. Sr. Presidente da República e, caso verificada a sua improcedência, sejam tomadas as ações necessárias para eventual responsabilização penal, por improbidade administrativa e civil do Exmo. Sr. Presidente da República".

“Não se pode admitir, ou sequer pressupor, que se trata de simples e direta leviandade promovida pelo Presidente da República, porque isso atenta contra a própria instituição da Justiça Eleitoral e a democracia, caso contrário, nos parece caracterizar conduta passível de responsabilização”, afirmam.