PT, PSB, PCdoB e PV vão pedir ao TSE extensão de prazo para formar federação

Partidos querem mais tempo para discutir palanques estaduais antes de fechar federação partidária

Luís Roberto Barroso, presidente do TSE | Foto: Antonio Augusto/TSE
Escrito en POLÍTICA el

PT, PSB, PCdoB e PV devem acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar conseguir mais tempo para definir os detalhes da formação da federação partidária que deve uni-los nas eleições de outubro.

Segundo informações da jornalista Marina Haubert, do Poder 360, dirigentes dos partidos decidiram pedir esse adiamento ao TSE após reunião realizada pelo PT e pelo PSB nesta quinta-feira (20). As duas legendas tem tido divergências quanto à conformação dos palanques estaduais.

O tempo da política não pode se dar por um tempo burocrático da Justiça Eleitoral”, disse a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidenta do PT, ao Poder360. “Esta não foi uma reunião de definições, mas ficou claro que temos a disposição de construir uma federação”, completou.

Carlos Siqueira, presidente do PSB, também cobrou um prazo maior. “A federação é uma ideia boa no geral, mas consideramos muito ruim o Congresso ter estabelecido um prazo e o TSE ter recriado esse prazo”, disse.

Na lei aprovada no Parlamento, o prazo para a conformação dessa coligações era junho. O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, antecipou a data após ação movida pelo PTB.

Além de Gleisi e Siqueira, participaram do encontro o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), o ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB) e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).