PT repudia "alinhamento subalterno" de Eduardo Bolsonaro e defende China

O filho do presidente gerou uma crise diplomática com o principal parceiro comercial do Brasil após fazer ataques ao país asiático

Eduardo Bolsonaro (Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
Escrito en POLÍTICA el

Em nota publicada nesta quinta-feira (19), o Partido dos Trabalhadores (PT) criticou os ataques do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) à China feitos nas redes sociais. A postura do filho do presidente gerou uma crise diplomática com o principal parceiro comercial do país.

"Somamos nossa voz à do embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, para quem a postura do deputado não condiz com a estatura de um congressista ou de uma figura pública. Acrescentamos a agravante de o deputado ser filho do presidente da República do Brasil", diz trecho da nota.

"O alinhamento subalterno ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não encontra sintonia com as necessidades do Brasil, que já vivia uma crise econômica agora agravada pela pandemia do coronavírus", afirma o PT. Veja a íntegra no final da matéria.

O texto é assinado pelo líder da bancada do partido na Câmara, o deputado federal Enio Verri (PT-PR), e pela presidenta nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR).

A nota da legenda foi publicada pouco depois do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, sair em defesa do filho do presidente e agravar a crise com a China.

Entenda o caso

O problema diplomático criado por Eduardo Bolsonaro surgiu quando ele decidiu acusar o Partido Comunista Chinês pela pandemia de coronavírus. “Quem assistiu Chernobyl vai entender o q ocorreu.Substitua a usina nuclear pelo coronavírus e a ditadura soviética pela chinesa. +1 vez uma ditadura preferiu esconder algo grave a expor tendo desgaste,mas q salvaria inúmeras vidas. A culpa é da China e liberdade seria a solução”, tuitou.

A declaração incomodou a Embaixada da China no Brasil, que disse que Eduardo “contraiu vírus mental” em Miami, nos EUA, e cobrou um pedido de desculpas. O embaixador também tuitou: “As suas palavras são um insulto maléfico contra a China e o povo chinês. Tal atitude flagrante anti-China não condiz com o seu estatuto como deputado federal, nem a sua qualidade como uma figura pública especial”.

“A parte chinesa repudia veementemente as suas palavras, e exige que as retire imediatamente e peça uma desculpa ao povo chinês. Vou protestar e manifestar a nossa indignação junto ao Itamaraty e à Câmara dos Deputados”, escreveu ainda Wanming .

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, tratou logo de tentar consertar o problema criado pelo parlamentar, desculpando-se em nome da Câmara e ressaltando os laços entre os países. Eduardo, no entanto, acionou suas milícias virtuais contra o país asiático.

O vice-presidente Hamilton Mourão também tentou apaziguar os ânimo e chegou a dizer que "se o sobrenome dele fosse Eduardo Bananinha, não era problema nenhum". "Ele não representa o governo”, completou.

Confira a nota do PT na íntegra:

Nota da Bancada do PT na Câmara sobre a China

A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados vem a público manifestar seu repúdio às manifestações do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) em relação à China por meio de suas redes sociais.
Neste momento delicado em que toda a humanidade faz esforços para superar uma calamidade ainda de dimensões incertas, a união de todos os países é fundamental.

Somamos nossa voz à do embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, para quem a postura do deputado não condiz com a estatura de um congressista ou de uma figura pública. Acrescentamos a agravante de o deputado ser filho do presidente da República do Brasil.

Neste momento, é fundamental que o presidente e os que o cercam tenham a grandeza e a responsabilidade necessárias para o enfrentamento da crise colocada.

O alinhamento subalterno ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não encontra sintonia com as necessidades do Brasil, que já vivia uma crise econômica agora agravada pela pandemia do coronavírus.

A China tem sido o principal parceiro comercial do Brasil, tendo investido U$79 bilhões no período entre 2003 e 2019.
Além disso, a China tem sido exemplar nas medidas internas para conter o avanço do Covid – 19, bem como nas ações de solidariedade e apoio a outros países como recentemente fez com a Itália, enviando materiais e suprimentos para auxílio dos profissionais da saúde e dos doentes.

Não podemos aceitar que integrantes dos poderes constituídos sejam protagonistas de atos movidos pela xenofobia ou mesmo por interesses econômicos e/ou geopolíticos estranhos aos interesses nacionais.

Nossa solidariedade ao povo chinês e a seu governo!

Brasília, 19 de março de 2020

Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores

Enio Verri (PT-PR), líder do partido na Câmara dos Deputados”