Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
11 de março de 2019, 15h49

PT repudia nova fake news de Bolsonaro e reafirma compromisso com liberdade de expressão

“Mais do que a divulgação de falsas notícias, Bolsonaro passa a se tornar também responsável pelo que a jornalista venha a sofrer”, diz a nota do partido

Foto: Reprodução/TV Cultura

O PT divulgou, na tarde desta segunda-feira (11), uma nota de repúdio ao comportamento de Jair Bolsonaro, que publicou um áudio atribuído à jornalista Constança Rezende, do jornal O Estado de S. Paulo, onde afirma que ela “diz querer arruinar a vida de Flávio Bolsonaro e buscar o impeachment do presidente” e ataca a imprensa.

Entretanto, na gravação, Constança fala sobre as denúncias do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) respeito da movimentação atípica de R$ 1,2 milhão nas contas de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro. Na conversa, em inglês, a repórter avalia que “o caso pode comprometer” e “está arruinando Bolsonaro”. Em nenhum momento declara que seria sua intenção arruinar o governo.

Íntegra da nota do PT:

Em virtude dos ataques que Jair Bolsonaro (PSL) vem promovendo desde as eleições 2018 aos veículos de comunicação e jornalistas do país, o Partido dos Trabalhadores reafirma seu compromisso com a liberdade de imprensa e reafirma que vai atuar frontalmente para combater os abusos contra a democracia promovidos pelo atual governo seus aliados.

O PT entende que a liberdade de expressão e de pensamento é uma das principais conquistas do povo brasileiro e exige de todos nós máxima proteção. A história do PT confirma o compromisso com esse princípio, assegurado pela Constituição Federal e fundante do Estado Democrático de Direito.

Porém, o que temos visto é um ataque frontal a todos os direitos, a todos os princípios básicos constitucionais promovidos diretamente por aquele que ocupa o cargo mais importante do país e que atua sem qualquer responsabilidade cívica ou legal. Agora, Bolsonaro usa de uma fake news – abastecida por veículos “ligados” à sua militância – para atacar a jornalista Constança Rezende. Para além de divulgar uma mentira, o atual presidente do Brasil faz de suas redes sociais um mecanismo de perseguição covarde. Mais do que a divulgação de falsas notícias – estratégia da extrema direita da qual ele e seu clã fazem parte – Bolsonaro passa a se tornar também responsável pelo que a jornalista venha a sofrer.

É de extrema importância que esse caso não se torne mais um e que as instituições responsáveis deem a devida investigação a esses casos.

Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT

Carlos Árabe, secretário Nacional de Comunicação do PT

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum