Fórumcast #20
07 de outubro de 2018, 23h49

PT será a maior bancada da Câmara Federal

No caminho contrário, o PSDB perdeu grande parte de sua representatividade no parlamento e, a partir do próximo ano, será somente a oitava bancada, com apenas 30 deputados

Foto: Lula Marques/Agência PT

Depois das eleições deste domingo (7), o Partido dos Trabalhadores (PT) conseguiu eleger um número suficiente de deputados federais que o credenciam a ser a maior bancada da Câmara Federal. O partido do ex-presidente Lula e de Fernando Haddad terá, a partir de 2019, 57 deputados no Congresso Nacional.

O partido do oponente de Haddad no segundo turno da eleição presidencial, o PSL do capitão da reserva Jair Bolsonaro, que teve apenas um em 2014, dessa vez conseguiu eleger 52 deputados.

Uma das maiores derrotas nesse processo eleitoral foi protagonizada pelo PSDB. A bancada dos tucanos, que elegeu 53 parlamentares em 2014, perdeu nada menos do que 23 deputados. A partir do próximo ano, será somente a oitava bancada, com apenas 30 deputados.

PSDB e MDB, partidos que patrocinaram o golpe, deixaram escorrer pelas mãos praticamente toda sua representatividade na Câmara. O MDB, que tinha 66 deputados em 2014, elegeu 34 neste domingo. Em resumo, perderam quase metade do tamanho das bancadas na Câmara dos Deputados.

Veja também:  Líder político do agronegócio, Blairo Maggi reclama de retórica de Bolsonaro

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum