Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
14 de fevereiro de 2019, 18h12

PT vai à Comissão de Ética contra Moro por omitir informações sobre reunião com representantes da Taurus

“Um ministro de Estado não pode, a pretexto de ocultar uma agenda que deve ser pública, alegar sigilo de um encontro privado com quem tem interesses comerciais em face da Administração Pública Federal”, diz a representação

Foto: Agência Brasil

Paulo Pimenta (RS), líder do PT na Câmara Federal, protocolou, nesta quinta-feira (14), representação na Comissão de Ética da Presidência da República, contra Sérgio Moro, ministro da Justiça e da Segurança Pública. A alegação é violação do Código de Ética da Alta Administração Pública.

Moro é acusado de não respeitar a postura ética de um agente público, por não ter respondido à representação do PSOL a respeito de um suposto encontro com representantes da fabricante de armas Taurus.

“Um ministro de Estado não pode, a pretexto de ocultar uma agenda que deve ser pública, alegar sigilo de um encontro privado com quem tem interesses comerciais em face da Administração Pública Federal. Ademais, este é o encargo que se deve suportar ao se optar por uma carreira pública, onde a respectiva contraprestação aos serviços prestados provém dos cofres públicos”, diz o documento.

Desrespeito

Pimenta afirma que Moro desrespeitou a Lei de Acesso à Informação e a Constituição e solicita que a Comissão de Ética adote as medidas legais cabíveis, inclusive com representação junto ao Ministério Público Federal para que seja avaliada a prática de improbidade administrativa.

Lula também criticou o ministro de Bolsonaro: “Moro, que cometeu um crime ao divulgar uma gravação da presidente da República feita de forma ilegal, agora é ministro de Bolsonaro e alega privacidade”, afirmou Lula, em um tuíte. O ex-presidente retuitou vídeo de Marcelo Freixo.


Assistam ao vídeo de Freixo:

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum