PT vai ao STF contra Bolsonaro por uso da TV Brasil para propaganda política

Partido aponta improbidade, crime eleitoral e abuso de poder econômico e político do presidente por usar a TV pública para transmitir sua live com fake news sobre eleições

Jair Bolsonaro em live (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

Deputados federais do PT protocolaram junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (30), uma notícia-crime contra Jair Bolsonaro. O motivo é o fato do presidente ter utilizado a TV Brasil, emissora pública, para transmitir a live desta quinta-feira (30) em que destilou uma série de fake news sobre o sistema eleitoral brasileiro.

Uma emissora pública como é o caso da TV Brasil, por lei, deve ter caráter informativo e educativo. O espaço, no entanto, foi utilizado de forma a amplificar para mais pessoas as distorções e fake news do presidente sobre as eleições no Brasil.

O objetivo da live, segundo o presidente, seria apresentar provas de que há fraudes nas urnas eletrônicas. Ao longo da transmissão, no entanto, o próprio presidente admitiu que não pode comprovar o que diz, mas apresentou uma série de teorias conspiratórias, vídeos de WhatsApp e notícias antigas já desmentidas para sustentar sua tese.

“Sem nenhum pudor de ordem moral, o representado conspurcou seu honroso cargo de presidente da República para utilizar indevidamente bem público e um assessor também pago com recursos do tesouro nacional para fazer autopromoção e difundir mentiras sobre o processo eleitoral, por mais de 2 horas, ao vivo em rede pública de TV", diz um trecho da notícia-crime dos deputados petistas protocolada no STF.

A ação é uma iniciativa do deputado Alencar Santana Braga (PT-SP) e conta com assinaturas de Elvino Bohn Gass (PT-RS), Arlindo Chinaglia (PT-SP), Erika Kokay (PT-DF), Henrique Fontana (PT-RS), João Daniel (PT-SE), Léo de Brito (PT-AC), Nilto Tatto (PT-SP), Pedro Uczai (PT-SC) e Rogério Correia (PT-MG).

Na peça, os parlamentares apontam suposta prática de improbidade, crime eleitoral e abuso de poder econômico e político por parte de Bolsonaro.

Confira, abaixo, a íntegra da notícia-crime.

Campanha antecipada e abuso de poder

Em entrevista à Fórum, o advogado Renato Ribeiro de Almeida, professor de direito eleitoral e coordenador acadêmico da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), disse que o uso da TV Brasil para a transmissão da live do presidente configura campanha eleitoral antecipada e abuso de poder.

“Uma TV pública não pode se prestar a isso. De forma alguma. Ela tem o pressuposto de informar a população, de mostrar diversas opiniões, e não de dar palanque a uma live do presidente que não apresenta nada de concreto, faz simplesmente um discurso retórico, requenta coisas anteriormente ditas. Isso é, sim, campanha antecipada, abuso de poder político e merece devida reprimenda, acionando o Ministério Público Eleitoral para que a Justiça Eleitoral tome as medidas cabíveis”, atesta.