PT vai lançar talk show para evangélicos no YouTube

Gleisi Hoffmann afirmou que Bolsonaro e apoiadores têm presença superior à da sigla nas redes sociais e por isso disse que melhorar a performance é fundamental

Lula em igreja evangélica. Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O PT pretende lançar em fevereiro um programa voltado só para evangélicos no seu canal do YouTube, que será replicado em suas redes sociais. A intenção é aprimorar a comunicação do partido e alavancar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A presidente do partido, Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) e apoiadores têm presença superior à da sigla nas redes sociais e por isso disse que melhorar a performance é fundamental.

"A gente ainda tem de andar bastante, por mais que tenhamos melhorado, investido, o pessoal da extrema-direita tem uma rede mais capilarizada do que nós", afirmou.

Popularidade digital

Lula terminou o ano no topo do ranking de popularidade digital elaborado pela Quaest Consultoria, o Índice de Popularidade Digital (IPD). Segundo o levantamento concluído nesta quarta-feira (29), o petista marcou 73,4 pontos e Bolsonaro, 68,9.

Em terceiro lugar aparece o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) que, desde que se lançou na corrida eleitoral, tem intensificado sua presença nas redes sociais. O ex-ministro marcou 45,2 pontos, seguido de Ciro Gomes (PDT), com 32,1; João Doria (PSDB), 24,7; Rodrigo Pacheco (PSD), 21,1; Simone Tebet (MDB), 18,2; e Luiz Felipe d’Ávila (Novo), 11,5.

O ranking é feito a partir da coleta de dados em redes sociais e buscadores como Twitter, Instagram, Facebook e Google Search e leva em consideração número de seguidores, capacidade de promover engajamento e proporção de reações positivas e negativas às mensagens postadas.

Desde que o IPD começou a ser elaborado, Bolsonaro sempre esteve na liderança, com a sua grande quantidade de robôs e estratégias feitas pelo Gabinete do Ódio. Neste ano, ele perdeu o posto no auge das denúncias da CPI da Covid-19 e após duvidar da segurança das urnas eletrônicas e ofender ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Evangélicos divididos

Os evangélicos estão divididos entre o ex-presidente Lula e Bolsonaro. De acordo com o Datafolha, 39% deles votariam em Lula contra 33% em Bolsonaro.

No segundo turno, há empate técnico: 46% dos religiosos declaram intenção de eleger o petista, enquanto 44% escolheriam Bolsonaro.

"Estamos dando uma atenção especial para os evangélicos por ser um setor que estava conosco e foi embora. Agora estão voltando, então temos uma preocupação grande em relação a esse segmento", afirma o ex-deputado Jilmar Tatto (SP), responsável pelas redes do PT.

"Existe uma forte onda de fake news dizendo que o PT é contra os evangélicos. Às vezes, nós perdemos o debate em relação a isso e não queremos perder o debate mais", afirmou.

O programa será de entrevistas e deverá levar nomes do segmento religioso, pastores, autoridades políticas e professores para discutir temas ligados à área, como diversidade religiosa, costumes e economia.

A TV PT já tem outros programas temáticos, como um voltado para mulheres e outro, para o combate ao racismo.

Com informações da Folha