"Qual medo as pessoas têm do PT?", indaga Lula

Em entrevista a sites independentes, Lula elencou feitos econômicos de seu governo e sinalizou propostas como a tributação de lucros e dividendos.

Lula (Reprodução/Youtube)
Escrito en POLÍTICA el

Ao responder uma pergunta de Ivan Longo, da Fórum, em entrevista a sites independentes na manhã desta quarta-feira (19), Lula (PT) apontou rumos da política econômica em um eventual novo governo e indagou: "qual medo as pessoas têm do PT?".

"É o seguinte: qual é o medo que as pessoas têm do PT? Essa é uma pergunta que você poderiam ajudar o Brasil fazendo para as pessoas que têm medo do PT. Ah… com o PT vai ter problema fiscal? Então, vamos retratar um pouco a História. 2003: Inflação 12%, desemprego 12%. 30 bilhões [de dólares] de dívida externa. O Malan, coitado, todo ano viajava para Washington para pedir um emprestimozinho para ver se fechava o caixa. O Brasil não tinha dinheiro para pagar as suas importações. O Brasil está quebrado era o que os economistas falavam. Porra vocês são meus amigos, querem que eu governe e me dizem que o Brasil está quebrado? Então é melhor dizer para eu não ser candidato. O que aconteceu nesse país que estava quebrado. O que aconteceu foi que fomos o único país do G20 que fizemos superávit primário durante todos os nossos mandatos. O que aconteceu é que pagamos a dívida, emprestamos 15 milhões (de dólares) ao FMI e fizemos reserva de 370 bilhões de dólares. É isso que aconteceu nesse país. Os banqueiros ganharam dinheiro. Os empresários ganham dinheiro. Os trabalhadores também ganharam dinheiro. Geramos 22 milhões de empregos", disse Lula, elencando os feitos dos governos do PT.

Ao defender a possibilidade de ter Geraldo Alckmin (Sem partido) como vice, Lula ainda sinalizou algumas propostas econômicas que seriam feitas em um eventual terceiro mandato, como a isenção de imposto de renda para quem ganha até cinco salários mínimos e a tributação de lucros e dividendos.

"Não estou procurando uma aliança ideológica, apenas para ganhar as eleições. Estou procurando construir um conjunto de alianças para me ajudar a fazer a transformação que precisamos no Brasil inclusive em relação à aprovação de uma reforma tributária. Precisamos construir uma força política capaz de dar sustentação ao que queremos fazer", afirmou.

Lula ainda afirmou que tem "conversado muito com o [Gilberto] Kassab" e que é "possível construirmos algo juntos", citando o PSD, que hoje tem Rodrigo Pacheco como pré-candidato à Presidência.

https://www.youtube.com/watch?v=Irh03TSzwkc