Fórumcast, o podcast da Fórum
17 de agosto de 2018, 14h42

Quando apontado como candidato de Lula, Haddad aparece próximo a Bolsonaro, diz Ipespe

A pesquisa do Ipespe aponta Fernando Haddad com 15% das intenções de votos

Foto: Ricardo Stuckert

De acordo com pesquisa do Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas), quando o nome do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, é apresentado como “apoiado por Lula”, ele chega a 15% das intenções de voto e assume a vice-liderança, bem próximo de Jair Bolsonaro (PSL), que oscila entre 21% e 23%.

Neste cenário, Marina e Alckmin aparecem empatados com 9% e Ciro Gomes soma 7% da preferência do eleitor. Nas duas abordagens com o nome do ex-prefeito de São Paulo, “ninguém/branco/nulo” representam 24% das entrevistas.

Já no cenário que considera Lula como candidato do PT, o ex-presidente lidera com 31%. Bolsonaro vem em seguida com 20% e a quantidade de pessoas que responderam “ninguém/branco/nulo” cai para 13%. Na concorrência com o ex-presidente, Alckmin tem 9%, Marina 8% e Ciro Gomes, 7%.

A pesquisa ouviu mil pessoas por telefone entre os dias 13 e 15 de agosto e tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A taxa de confiança é de 95,5%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-02075/2018.

Com informações da Veja


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum