Fórumcast, o podcast da Fórum
17 de agosto de 2018, 14h42

Quando apontado como candidato de Lula, Haddad aparece próximo a Bolsonaro, diz Ipespe

A pesquisa do Ipespe aponta Fernando Haddad com 15% das intenções de votos

Foto: Ricardo Stuckert

De acordo com pesquisa do Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas), quando o nome do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, é apresentado como “apoiado por Lula”, ele chega a 15% das intenções de voto e assume a vice-liderança, bem próximo de Jair Bolsonaro (PSL), que oscila entre 21% e 23%.

Neste cenário, Marina e Alckmin aparecem empatados com 9% e Ciro Gomes soma 7% da preferência do eleitor. Nas duas abordagens com o nome do ex-prefeito de São Paulo, “ninguém/branco/nulo” representam 24% das entrevistas.

Já no cenário que considera Lula como candidato do PT, o ex-presidente lidera com 31%. Bolsonaro vem em seguida com 20% e a quantidade de pessoas que responderam “ninguém/branco/nulo” cai para 13%. Na concorrência com o ex-presidente, Alckmin tem 9%, Marina 8% e Ciro Gomes, 7%.

A pesquisa ouviu mil pessoas por telefone entre os dias 13 e 15 de agosto e tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A taxa de confiança é de 95,5%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-02075/2018.

Com informações da Veja


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum