Queda dupla: Imagem positiva de Moro e aprovação do governo Bolsonaro despencam

Enquanto o ex-ministro teve prestígio desgastado, o governo parece seguir em queda livre

Moro e Bolsonaro - Foto: Marcos Corrêa/PRCréditos: Marcos Corrêa/PR
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa divulgada pelo Atlas Político nesta quarta-feira (27) mostra que o ex-juiz federal Sérgio Moro teve uma grande queda na avaliação positiva após se demitir do Ministério da Justiça do governo do presidente Jair Bolsonaro. Bolsonaro, no entanto, não ficou pra trás e vê o apelo pelo impeachment crescendo e o Ruim/Péssimo aumentando.

Entre 20 de abril e 20 de maio, a imagem positiva do ex-ministro caiu de 57% para 42%, o menor número desde o início do governo e a maior queda no período - 15 pontos percentuais. A imagem negativa saltou de 31% para 43%, ultrapassando pela primeira vez a positiva.

Nem a divulgação das reportagens da Vaza Jato, que mostraram que o ex-juiz atuou de forma irregular em conjunto com os procuradores do MPF na Operação Lava Jato, causou um impacto tão grande no ex-juiz. Entre maio e agosto do ano passado, a aprovação de Moro caiu 8 pontos.

Mesmo com o abandono dos bolsonaristas ao ex-ministro, Moro segue com uma imagem melhor do que a de Bolsonaro. Segundo o Atlas Político, apenas 32% enxergam o presidente de maneira positiva, enquanto 64% o fazem de forma negativa.

A avaliação negativa do governo também disparou em maio e chegou a 58% de Ruim/Péssimo - eram 49% em abril. Essa é a mesma porcentagem dos que defendem um impeachment do ex-capitão. 36% são contra o impedimento e apenas 23% avaliam o governo como Bom/Ótimo.

Em fevereiro, o Ruim/Péssimo era de apenas 38%. A diferença de 20 pontos percentuais parece estar diretamente ligadas à condução do governo diante da pandemia do coronavírus.

Confira alguns gráficos da pesquisa: