"Quem enfrenta as dificuldades da destruição do Estado na pandemia são as mulheres", diz Manuela D'Ávila

Pré-candidata à Prefeitura de Porto Alegre chama atenção para os recortes de gênero e raça na crise e diz que o campo progressista erra ao limitar o debate em questões de classe

Foto: Reprodução/Facebook Manuela D'Ávila
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista ao Fórum Onze e Meia desta quinta-feira (6), a pré-candidata à Prefeitura de Porto Alegre, Manuela D'Ávila, comentou sobre a importância dos partidos de esquerda englobar os recortes de gênero e raça nos debates sobre o impacto da pandemia do coronavírus entre os mais pobres.

Para Manuela, o campo progressista erra ao limitar o debate em questões de classe, especialmente por perder parte do eleitorado para outros movimentos, como o feminismo liberal.

"Uma parte de nós ainda diz 'ou eu defendo trabalhadores, ou eu defendo mulheres'. A desigualdade brasileira é estruturada através de classe com recortes de classe, raça e gênero", disse a pré-candidata. "Nós disputamos muito pouco, com essa tese de 'identitário' ao invés de falar sobre feminismo interseccional", continuou.

"Como fica a vida das mulheres que são mães solo na pandemia? 49 milhões de lares são chefiados por essas mulheres. E elas são trabalhadoras essenciais, mulheres pobres, trabalhadoras, faxineiras, auxiliares de enfermagem. Com quem estão os filhos delas agora? É diferente em relação aos homens. Isso configura classe e gênero", disse.

Manuela também chama atenção para o fato de que a maior parte dos beneficiados pelo auxílio emergencial são mulheres. "Quando a gente olha para os locais mais pobres da cidade, que tem falta de água, a gente vê que a maior parte dos lugares tem famílias chefiadas por mulheres", afirma.

"Quem chefia as famílias, quem vive as dificuldades da destruição do Estado, quem sabe o que significa a falta de vaga nas creches. Vê quem fica na fila do posto de saúde, cuidado de si ou dos seus", continua.

Confira a entrevista completa:

https://www.youtube.com/watch?v=kc1R8pH6Q_E

Temas