"Querem uma democracia que só sirva a eles", diz Lídice da Mata sobre ameaças de Zambelli

Deputada bolsonarista havia pedido o afastamento da relatora da CPMI das Fake News na Câmara

A deputada Lídice da Mata cobrou dados estatísticos sobre resultado do modelo cívico-militar em outros países, mas não obteve respostas
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista ao Fórum Café nesta terça-feira (23), a deputada Lídice da Mata (PSB-BA), relatora da CPMI das Fake News na Câmara, criticou a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) por pedir seu impeachment e de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

A deputada bolsonarista é alvo no inquérito do STF que investiga ameaças e ofensas aos magistrados da corte. Além do afastamento de Lídice, Zambelli também iniciou uma campanha nas redes sociais e no parlamento para o impeachment de Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes.

"Não vejo com surpresa. A deputada tem se caracterizado com esse tipo de ações, agressivas, achando que ela pode mandar em tudo. É um modus operandi que busca sempre intimidar as pessoas para que elas fiquem acuadas e não se sintam na posição de reagir", afirmou Lídice.

A deputada destacou que um dos inquéritos do Supremo também investiga bolsonaristas por suspeita de terem utilizado dinheiro público no financiamento de manifestações golpistas, que pedem o fechamento do Congresso Nacional e do STF. Para ela, no entanto, há uma contradição neste movimento.

"Usaram verba indenizatória da Câmara para contratar um publicitário vinculado a um partido que não existe, para convocação da manifestação que fecha o Congresso. Impressionante como são 'cara de pau', eleitos para um Congresso que querem fechar. Dizem que são democratas, é uma democracia que só serve a eles", criticou a deputada.

Lídice também comentou sobre a importância de estabelecer limites no uso das redes sociais por pessoas da política, em especial com relação à monetização de publicações.

"Nós temos que estabelecer um diálogo que garanta a liberdade na rede, mas compreenda que a internet passa por mudanças. As ferramentas que antes eram usadas de maneira comercial migrou para a política, e trouxe o que tem de pior na política. O ambiente mudou no mundo inteiro. É preciso encontrar esse ponto de equilíbrio", afirmou.

Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=uQkJ_D2Repk