Rachadinha: Flávio Bolsonaro quer indicar advogado ao TJ-RJ para julgá-lo

O Tribunal de Justiça analisará a denúncia feita pelo MP contra o filho do presidente por organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro e apropriação indébita

Flávio Bolsonaro tenta escapar da rachadinha - Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) está articulando a eleição de um advogado para a vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O desejo do filho do presidente é conseguir encaixar um aliado em uma das três vagas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pelo quinto constitucional.

O quinto constitucional é um dispositivo jurídico que determina que um quinto das vagas de tribunais brasileiros seja ocupado por advogados e integrantes do Ministério Público (MP), e não por juízes de carreira.

Flávio defende o nome de Vitor Marcelo Aranha Rodrigues, que se inscreveu no último dia do prazo. Ele compõe lista com 59 candidatos.

A tentativa de manobra tem uma razão: o TJ-RJ é o mesmo que julgará a denúncia feita pelo MP contra o filho do presidente por organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro e apropriação indébita no caso das rachadinhas.

Quem baterá o martelo sobre a escolha é o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), com quem Flávio, inclusive, já conversou. Castro é defensor do governo de Jair Bolsonaro.

Relacionamento entre Flávio e Rodrigues é antigo

O relacionamento de Flávio e Rodrigues não vem de hoje. Durante a campanha para presidente da OAB-RJ, em 2018, o senador chegou a gravar um vídeo em que declarou o seu voto no advogado, a quem chamou de “uma pessoa séria e competente”. Porém, o candidato foi derrotado por Luciano Bandeira.

Depois disso, há um ano, por decisão de Jair Bolsonaro, Rodrigues foi nomeado membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), na classe de jurista.

Com informações de O Globo