Fórumcast, o podcast da Fórum
10 de outubro de 2019, 11h32

Racismo: internautas se solidarizam com Maju após matéria sobre erros no Jornal Hoje

“Brancos erram, brancos são racistas em frente às câmeras e recebem segunda chance”, disse a colunista Stephanie Ribeiro

Foto: Divulgação

Após a matéria do UOL apontando erros de português da jornalista Maju Coutinho na bancada do “Jornal Hoje”, da Globo, na segunda-feira (7), ser apontada como um caso de racismo, vários artistas, colegas e personalidades se solidarizaram com a apresentadora pela internet.

Para a deputada estadual, Andréia de Jesus (PsoL-MG), “o que Maju Coutinho está enfrentando é parecido com o que nós, negras, enfrentamos no cotidiano da política. Contabilizam cada deslize meu, mas não se incomodam com erros graves dos demais. Essa é uma das várias faces do racismo que nos silencia e adoece”, disse.

A colega Astrid Fontenelle disse ser “muito fã do trabalho e da pessoa Maju Coutinho”. Astrid lembrou ter 35 anos prestados à TV: “Erro toda semana. Já vi várias colegas errando. Mas nunca vi ninguém contando erro de ninguém”, desabafou. “Toda a minha torcida. A bancada é sua. A tarefa é grande, e vc também!”, encerrou.

A co-deputada estadual da Bancada Ativista, Mônica Seixas (PsoL-SP) perguntou: “Racismo existe? Dá uma lidinha nessa reportagem. Um jornalista branco dedicado a anotar, um por um, qualquer erro da Maju Coutinho no Jornal Hoje, mesmo ‘erros’ que não são erros. E destaca como únicas qualidades dela ‘simpatia’, ‘alegria’ e ‘humildade’”, disse.

Já para a colunista Stephanie Ribeiro, “brancos erram, brancos são racistas em frente às câmeras e recebem segunda chance, atores brancos ruins recebem várias e várias chances de protagonismo…Mesmo assim, só se tratando de uma mulher negra que vemos uma matéria CONTANDO OS ERROS,…”, desabafa.

A colunista e colega de GloboNews, Flávia Oliveira, se limitou a uma frase para defender a apresentadora: “Viva a Maju”, seguida da hashtag #sigamos.

O colunista da Folha, Thiago Amparo, perguntou: “Quantos jornalistas brancos tiveram seus erros gramaticais contabilizados em matéria do UOL? Sabe qual o nome desta obsessão em encontrar erros que nos coloquem num lugar subalterno? Racismo, puro e simples”, disse.

A deputada federal, Talíria Petrone (PsoL-RJ), manifestou “todo apoio à Maju Coutinho, que vem tendo sua competência questionada na bancada do Jornal Hoje. Sabemos na pele o quanto é incômodo ver mulheres negras ocupando espaços tradicionalmente brancos e masculinizados. Que ela continue com seu ótimo trabalho”.

O deputado federal, David Miranda (PsoL-RJ), afirmou: “desde quando era apresentadora da meteorologia no Jornal Nacional, Maju Coutinho tem enfrentado críticas e ataques. Não por seu profissionalismo mas por tudo que ela representa como uma mulher negra ocupando tal espaço”.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum