ANDRÉIA DE JESUS

Racismo: internautas se solidarizam com Maju após matéria sobre erros no Jornal Hoje

“Brancos erram, brancos são racistas em frente às câmeras e recebem segunda chance”, disse a colunista Stephanie Ribeiro

Foto: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

Após a matéria do UOL apontando erros de português da jornalista Maju Coutinho na bancada do “Jornal Hoje”, da Globo, na segunda-feira (7), ser apontada como um caso de racismo, vários artistas, colegas e personalidades se solidarizaram com a apresentadora pela internet. Para a deputada estadual, Andréia de Jesus (PsoL-MG), “o que Maju Coutinho está enfrentando é parecido com o que nós, negras, enfrentamos no cotidiano da política. Contabilizam cada deslize meu, mas não se incomodam com erros graves dos demais. Essa é uma das várias faces do racismo que nos silencia e adoece”, disse. A colega Astrid Fontenelle disse ser “muito fã do trabalho e da pessoa Maju Coutinho”. Astrid lembrou ter 35 anos prestados à TV: “Erro toda semana. Já vi várias colegas errando. Mas nunca vi ninguém contando erro de ninguém”, desabafou. “Toda a minha torcida. A bancada é sua. A tarefa é grande, e vc também!”, encerrou. A codeputada estadual da Bancada Ativista, Mônica Seixas (PsoL-SP) perguntou: “Racismo existe? Dá uma lidinha nessa reportagem. Um jornalista branco dedicado a anotar, um por um, qualquer erro da Maju Coutinho no Jornal Hoje, mesmo ‘erros’ que não são erros. E destaca como únicas qualidades dela ‘simpatia’, ‘alegria’ e ‘humildade’”, disse. Já para a colunista Stephanie Ribeiro, “brancos erram, brancos são racistas em frente às câmeras e recebem segunda chance, atores brancos ruins recebem várias e várias chances de protagonismo...Mesmo assim, só se tratando de uma mulher negra que vemos uma matéria CONTANDO OS ERROS,...”, desabafa. A colunista e colega de GloboNews, Flávia Oliveira, se limitou a uma frase para defender a apresentadora: “Viva a Maju”, seguida da hashtag #sigamos. O colunista da Folha, Thiago Amparo, perguntou: "Quantos jornalistas brancos tiveram seus erros gramaticais contabilizados em matéria do UOL? Sabe qual o nome desta obsessão em encontrar erros que nos coloquem num lugar subalterno? Racismo, puro e simples", disse. A deputada federal, Talíria Petrone (PsoL-RJ), manifestou "todo apoio à Maju Coutinho, que vem tendo sua competência questionada na bancada do Jornal Hoje. Sabemos na pele o quanto é incômodo ver mulheres negras ocupando espaços tradicionalmente brancos e masculinizados. Que ela continue com seu ótimo trabalho".

O deputado federal, David Miranda (PsoL-RJ), afirmou: "desde quando era apresentadora da meteorologia no Jornal Nacional, Maju Coutinho tem enfrentado críticas e ataques. Não por seu profissionalismo mas por tudo que ela representa como uma mulher negra ocupando tal espaço".