Randolfe quer presidente da CBF na CPI para falar sobre Copa América no Brasil: "Não temos a menor condição de sediar"

"Foram nove meses para responder a Pfizer e trinta minutos para responder a Conmebol", disse o vice-presidente da CPI do Genocídio em crítica ao governo Bolsonaro

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI do Genocídio, que apura as omissões do governo Bolsonaro no combate à pandemia, protocolou na tarde desta segunda-feira (31) requerimento para convocar o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, para que ele preste depoimento sobre a realização da Copa América no Brasil.

O objetivo é que o dirigente fale sobre as condições que o país teria de realizar o torneio de futebol em meio ao evidente descontrole da pandemia. "Não temos a menor condição de sediar uma Copa neste momento de pandemia no país! Sou amante do futebol, mas sou defensor da VIDA! Se o Presidente tivesse tido essa agilidade p/ responder à Pfizer como foi com a Conmebol, certamente poderíamos estar recebendo esse evento", disse Randolfe.

"Foram nove meses para responder a Pfizer e trinta minutos para responder a Conmebol. São bem estranhas as prioridades deste governo no enfrentamento da Pandemia da COVID-19", afirmou ainda o parlamentar.

Quem também defendeu a convocação do presidente da CBF na CPI do Genocídio foi o ex-ministro Ciro Gomes (PDT). "A CPI DA COVID tem que agir preventivamente. Convocar o presidente da CBF e as autoridades esportivas para saber quais os cuidados que serão tomados para realização da Copa América. A questão não é gostar ou não gostar de futebol. Eu adoro! A questão é não brincar com a vida dos brasileiros. E não fazer demagogia a troco da morte de inocentes", escreveu o pedetista em suas redes sociais.

Leia também: Rui Costa e Fátima Bezerra anunciam que não vai ter Copa América na Bahia e no RN

Mais cedo, o relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), já havia protestado contra a realização da competição no Brasil, se referindo a ela como "campeonato da morte". "Com mais de 462 mil mortes sediar a Copa América é um campeonato da morte. Sindicato de negacionistas: governo, Conmebol e CBF. As ofertas de vacinas mofaram em gavetas mas o ok para o torneio foi ágil. Escárnio", disparou o parlamentar.

Copa América no Brasil

A realização da Copa América no Brasil foi acertada pela manhã em reunião entre representantes da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o ministro da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro, general Luiz Eduardo Ramos.

Após o cancelamento do campeonato na Colômbia, em razão dos protestos políticos no país, e na Argentina, devido à restrições sanitárias, Bolsonaro pediu prioridade ao ministro para trazer o campeonato ao Brasil, com a anuência de Paulo Guedes, da Economia.

PT aciona STF

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, confirmou que o partido vai ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a realização da Copa América no Brasil. O objetivo é que a Corte se manifeste se a competência de decidir sobre o tema é do governo federal ou dos estados e municípios. “Será o maior mata-mata da história das Copas”, resumiu o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), em referência à pandemia do coronavírus.