Fórumcast, o podcast da Fórum
11 de setembro de 2018, 17h00

Raquel Dodge pede arquivamento de inquérito contra Aécio no STF

O senador do PSDB é investigado por, supostamente, ter maquiado dados do Banco Rural para proteger tucanos na CPI dos Correios, entre 2005 e 2006; recomendação da PGR vai na contramão do relatório da Polícia Federal

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu, nesta terça-feira (11), o arquivamento do inquérito contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). O mineiro é investigado por, supostamente, ter maquiado dados do Banco Rural para proteger tucanos na CPI dos Correios, entre 2005 e 2006.

Em sua decisão, Dodge afirmou que não há provas contra Aécio, o que vai contra o relatório recente apresentado pela Polícia Federal.

A investigação contra o tucano foi aberta a partir da delação de Delcídio do Amaral, ex-presidente da CPI dos Correios. Na época, Aécio Neves era governador de Minas Gerais.

Em seu depoimento, Delcídio afirmou que a quebra de sigilo do Banco Rural comprometeria membros do PSDB – o que motivou Aécio a manipular os dados da instituição financeira.

Aécio Neves, que é candidato a deputado federal nas eleições deste ano, nega todas as acusações.

O pedido de arquivamento de Raquel Dodge será analisado pelo relator do caso no STF, ministro Gilmar Mendes.

Veja também:  "É só comparar": Lula publica vídeo de entrevista falando sobre Amazônia na época em que era presidente

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum