Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
20 de fevereiro de 2019, 09h11

Reforma da Previdência: 40 anos para a aposentadoria integral e 20 para a parcial

O governo vai lançar campanha publicitária com o slogan “Nova Previdência: Justa para todos. Melhor para o Brasil”

Paulo Guedes e Bolsonaro (Reprodução)

A reforma da Previdência que o presidente Jair Bolsonaro apresentará ao Congresso nesta quarta-feira (20), tendo como principal fiador o ministro da Economia, Paulo Guedes, vai aumentar o tempo de contribuição, tanto para a aposentadoria integral quanto a parcial.

Segundo fontes que acompanham a negociação do texto que endurece as regras para se aposentar no Brasil, na versão do texto discutida até terça-feira à noite, ficou definida a exigência de 40 anos de contribuição para que os segurados do INSS recebam 100% do salário de contribuição, desde que respeitado o teto do INSS (hoje em R$ 5,839 mil).

A regra só vale para os segurados que ganham acima de um salário mínimo. Eles teriam direito a 60% do benefício ao completar 20 anos de contribuição – que passaria a ser o tempo mínimo (hoje, é de 15 anos). A cada ano adicional, são conquistados mais 2 pontos porcentuais. Por exemplo, quem conseguir ficar 35 anos recolhendo para a Previdência, vai receber 90% do salário de contribuição. Para quem ganha o piso, nada muda, uma vez que o texto proíbe o pagamento de qualquer aposentadoria abaixo de um salário mínimo.

O governo vai lançar campanha publicitária com o slogan “Nova Previdência: Justa para todos. Melhor para o Brasil”, com a ideia é reforçar que as medidas atingem a todas as categorias, que precisarão dar sua “cota de sacrifício” para a sustentabilidade das contas públicas.

A campanha, que será produzida pela agência Artplan.

Com informações do Estadão


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum