Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
20 de fevereiro de 2019, 10h55

Reforma da Previdência tem idade mínima de 60 anos para professor e trabalhador rural

O governo também divulgou os percentuais de contribuição no novo sistema. A principal alteração é que servidores públicos contribuirão com alíquotas maiores.  

Foto: Mariana Branco

A Reforma da Previdência do governo prevê idade mínima de 60 anos para professores e trabalhadores rurais se aposentarem. A proposta foi divulgada nesta quarta-feira (20) pelo Ministério da Economia.

O tempo mínimo de contribuição será de 20 anos para produtores rurais. Os professores da educação infantil e ensinos fundamental e médio terão de contribuir por 30 anos.

Leia a íntegra da proposta de Reforma da Previdência de Jair Bolsonaro

Para os demais trabalhadores e servidores, a idade mínima será a já anunciada para o governo, de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens. O tempo de contribuição será de 20 anos no setor privado e 25 anos no setor público.

Quem cumprir esses critérios poderá se aposentar com 60% da remuneração. Para se aposentar com 100% da remuneração, será preciso contribuir por 40 anos.

Alíquotas
O governo também divulgou os percentuais de contribuição sobre o salário no novo sistema. A principal alteração é que servidores públicos cuja remuneração excede o teto do INSS – hoje em R$ 5.839,45 – contribuirão com alíquotas maiores.

Hoje, as alíquotas para o setor privado ficam entre 8% e 11%, enquanto os servidores públicos têm um desconto de 11%. Com a reforma, podem chegar a 16,79% para o teto salarial constitucional, de R$ 39 mil.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum