Regina Duarte leva ultimato de Bolsonaro para seguir no cargo

O clima entre o presidente e a secretária de Cultura azedou na terça-feira após nomeação de Dante Mantovani para a Funarte, já revertida

Bolsonaro e Regina Duarte (Foto: Carolina Antunes/PR)
Escrito en POLÍTICA el

Durante reunião realizada nesta quarta-feira (6), o presidente Jair Bolsonaro e a secretária Especial de Cultura, Regina Duarte, teriam se acertado sobre os rumos da pasta. O ex-capitão teria enquadrado a atriz e exigido adesão à pauta conservadora do governo.

Segundo o repórter Igor Gadelha, da Revista Crusoé, o presidente teria dito a Duarte que "ou ela concorda em cumprir uma agenda conservadora na Secretaria Especial da Cultura, ou pode ir embora". Ele teria perdido a paciência com a atriz.

O repórter Thiago Nolasco, da TV Record, no entanto, disse que assessores do Planalto avaliam a conversa como "ótima" e que Bolsonaro conseguiu reverter o clima tenso entre ele e a atriz.

Além dos dois, participou da reunião o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio, no qual Duarte é subordinada.

Na terça-feira ganhou repercussão um áudio em que Duarte reclama com uma assessora sobre a recondução do maestro Dante Henrique Mantovani à presidência da Fundação Nacional de Artes (Funarte). A decisão, publicada no Diário Oficial da União, foi tomada sem ela ser consultada.

"Que loucura isso, que loucura. Eu acho que ele (Bolsonaro) está me dispensando", disse a atriz em trecho da conversa que foi vazada para a Revista Crusoé. Após a polêmica, a nomeação de Mantovani foi suspensa.