O que o brasileiro pensa?
14 de maio de 2020, 18h15

Reginaldo Lopes pede a Celso de Mello divulgação de vídeo de reunião ministerial de Bolsonaro

Durante o encontro de 22 de abril, o presidente teria pressionado Sérgio Moro para interferir na Polícia Federal

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) apresentou na quarta-feira (13) uma petição ao ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, solicitando a divulgação na integralidade dos vídeos da reunião ministerial do gabinete do presidente Jair Bolsonaro, realizada em 22 de abril.

No documento, Lopes ressalta que “o parlamentar, na condição de cidadão, pode exercer plenamente seu direito fundamental de acesso a informações de interesse pessoal ou coletivo, nos termos do art. 5º, inciso XXXIII, da CF e
das normas de regência desse direito”.

“Protocolei uma petição ao Inquérito 4831 para pedir ao ministro Celso de Mello, do STF, que libere o vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, onde Bolsonaro teria agido para transformar a PF em uma guarda pessoal e familiar”, afirmou em postagem no Twitter.

Na reunião, o presidente teria pressionado o então ministro da Justiça, Sérgio Moro, para poder interferir nas investigações da Polícia Federal.

Em outros momentos da reunião, ministros teriam ofendido o STF e defendido a prisão de governadores e prefeitos. O presidente ainda teria sugerido armar população contra governadores.

Na terça-feira, o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) anunciou que solicitaria ao STF e à Câmara dos Deputados que o Congresso Nacional tivesse acesso ao vídeo da reunião. “É papel do Poder Legislativo fiscalizar atos do Executivo”, disse.

Leia aqui a petição apresentada por Reginaldo Lopes


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum