Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
18 de dezembro de 2019, 15h01

Reitor do Mackenzie é cotado pelo MEC para a presidência da Capes

O atual presidente do órgão, Anderson Ribeiro Correia, deixará o cargo para ocupar a reitoria do ITA

Benedito Guimarães Aguiar (Reprodução/YouTube)

Com a nomeação desta terça-feira (17) do atual presidente da Capes, Anderson Ribeiro Correia, para a reitoria do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), o Ministério da Educação (MEC) já conspira para um novo indicado. Um dos nomes cogitados é o de Benedito Guimarães Aguiar, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e  vice-presidente da Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE). Benedito esteve no dia 11 deste mês em reunião com o ministro Abraham Weintraub.

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é ligada ao MEC e tem como principal função a administração do sistema de pós-graduação no país. O nome de Correira no órgão se enfraqueceu pelos cortes de bolsas de pesquisa, o que culminou em protestos de servidores contra sua gestão. A decisão de migrar para o ITA, no entanto, veio a pedido do próprio Correia, que foi reitor do Instituto de 2016 até o início de janeiro de 2019.

Com relação ao histórico acadêmico de Benedito, o reitor atuou no desenvolvimento de quatro artigos, sendo três deles ligados ao empreendedorismo. Em maio deste ano, ele censurou a participação de Guilherme Boulos (PSOL), coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), em debate sobre reforma da Previdência na universidade.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum