Relatora vota pela prisão de Daniel Silveira: “decisão correta e proporcional”

"Temos um deputado que vive a atacar a democracia", afirmou Magda Mofatto durante leitura do relatório na Câmara

A deputada federal Magda Mofatto (PL-GO), relatora da votação que vai definir se o deputado federal bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ) permanecerá preso ou não, deu parecer favorável à manutenção da prisão.

Para a relatora, a decisão do ministro Alexandre de Moraes – confirmada pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) – de prender Silveira foi “correta, necessária e proporcional”. “É impensável que o contribuinte originário tenha imaginado a imunidade material assegurada aos parlamentares como um instrumento para conseguir o fechamento do STF, do Congresso ou ao princípio das separações dos poderes. Foram gravíssimas as ameaças realizadas pelo parlamentar”, destacou.

“Nem a democracia, nem as instituições brasileiras são ideias e, com sequência, sofrem motivos para críticas que podem ser duras, contundentes e até irônicas. Nenhuma autoridade está imune à crítica […], mas é preciso traçar uma diferença entre a crítica contundente o verdadeiro ataque às instituições”, afirmou Moffato em seu voto.

“Temos um deputado que vive a atacar a democracia e as instituições e transformou o exercídio de seu mandato em uma plataforma de propagação do discurso do ódio, de ataques a minoria, de defesa de golpes de Estado e de incitação à violência contra autoridades públicas”, disse ainda.

Silveira moderou o tom ao dar depoimento à Câmara dos Deputados nesta sexta-feira (19): “Em momento algum, assisti meu vídeo diversas vezes, eu consegui entender o momento da minha raiva. Peço desculpas a todo o Brasil. Eu me excedi, de fato, na fala. Foi um momento passional”.

Prisão

Investigado no inquérito dos atos antidemocráticos, Silveira foi preso na última terça-feira (16) por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após divulgar vídeo com novos ataques a ministros da Corte e defendendo o AI-5, instrumento mais repressivo da ditadura militar brasileira. A prisão foi chancelada de forma unânime pelos outros ministros do STF e, depois, confirmada em audiência de custódia.

ASSISTA AO VIVO AQUI

Publicidade
Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Lucas Rocha é formado em jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e cursa mestrado em Políticas Públicas na FLACSO Brasil. Carioca, apaixonado por carnaval e pela América Latina, é repórter da sucursal do Rio de Janeiro da Revista Fórum e apresentador do programa Fórum Global

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR