Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
26 de junho de 2019, 07h05

Relatos de amigos afirmam que Lula teve esperanças de conseguir a liberdade no julgamento do STF

Segundo Mônica Bergamo, pessoas próximas a Lula contaram como a iniciativa de ontem gerou expectativas reais, até que as dificuldades foram aparecendo e minando o otimismo.

Foto: Reprodução/Barão de Itararé

Apesar de não ser a primeira vez que a defesa de Lula esteve próxima de conseguir a liberdade para o ex-presidente, esta foi a primeira vez em que ele realmente sentiu que poderia terminar com uma boa notícia. Ao menos é o que relata a jornalista Mônica Bergamo, em sua coluna desta quarta-feira (26), na Folha de S. Paulo.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

A matéria cita relatos de pessoas próximas a Lula, que contaram como a iniciativa de ontem gerou expectativas reais, até que as dificuldades foram aparecendo e minando o seu otimismo.

Segundo um dos relatos, o próprio Lula teria orientado seus advogados a “partirem para o tudo ou nada, insistindo na votação do habeas corpus”, diante das primeiras travas apresentadas na corte.

A coluna também diz que Lula discorda da teoria de que o adiamento da sua liberdade poderia ser positiva, pois supostamente minariam mais a imagem do ex-juiz e atual ministro da Justiça, pois ele considera que as últimas revelações do escândalo já não surgiram tanto efeito.

Além disso, o ex-presidente acredita, segundo a matéria, que a liberdade dele será muito mais difícil de ser alcançada depois que o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) avalie a condenação do ex-presidente no caso do sítio de Atibaia, já que mesmo com Moro sendo considerado suspeito, como a esta outra condenação foi dada por outra juíza (Gabriela Hardt) um habeas corpus tardio no caso do tríplex do Guarujá não seria suficiente para a sua soltura.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum