Renan Calheiros acusa Bolsonaro de manobrar TCU para fugir da acusação de crime de responsabilidade

“Trocar ministro do TCU para tentar driblar a inconstitucionalidade do que foi aprovado pelo Congresso é absurdo”, tuitou o senador

Renan Calheiros - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) acusou Jair Bolsonaro de tentar manobrar para obter maioria no Tribunal de Contas da União (TCU). Com isso, o presidente conseguiria se blindar contra acusação de eventual crime de responsabilidade por causa da sanção do Orçamento de 2021, de acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo.

“O Orçamento atual é um verdadeiro tour da França. Festival de irregularidades e sequestro de R$ 51 bi para emendas parlamentares e do ex-relator. Trocar ministro do TCU para tentar driblar a inconstitucionalidade do que foi aprovado pelo Congresso é absurdo”, postou Calheiros.

https://twitter.com/renancalheiros/status/1383477515008630792

A coluna apurou que Raimundo Carreiro, um dos ministros do TCU, disse ao senador que pode deixar o tribunal para assumir a embaixada de Portugal, abrindo vaga para que Bolsonaro indique um novo ministro próximo a ele. Um dos nomes comentados nos bastidores é o do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG).

Articulações

Ainda de acordo com a coluna, há articulações para que a senadora Kátia Abreu (PP-TO), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, atrapalhe a indicação de Carreiro para qualquer embaixada, pois teria que ser aprovada pelo colegiado.

Na última semana, o Ministério Público (MP) junto ao TCU pediu que o órgão de controle emita um alerta preventivo de que a aprovação do Orçamento de 2021 poderia levar Bolsonaro a responder por crime de responsabilidade.