Renata Souza recebe ameaça de morte: “Você fala demais, foi por isso que Marielle morreu”

“A gente já perdeu uma parlamentar importante no Rio e precisa que as autoridades possam investigar e que tragam uma resposta contundente em relação a esses criminosos”, disse a deputada

A deputada estadual Renata Souza (Psol-RJ) registrou, nesta segunda-feira (21), boletim de ocorrência na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) após ter recebido ameaça de morte na última semana.

De acordo com nota emitida pela assessoria da deputada, “o agressor ameaçou a vida da parlamentar e disse ‘você fala de mais (sic)… vai perder a linguinha”. No mesmo post, o homem escreveu: “por isso que Marieli (sic) morreu”.

A deputada chegou à DRCI acompanhada de dois assessores pouco depois das 10h30: “São ameaças que atentam contra a minha vida, e isso é muito grave, afinal de contas eu sou presidente da Comissão de Direitos Humanos, que trabalha com vários temas graves de violações. Não podemos subestimar qualquer tipo de ameaça. Essa é uma ameaça que, inclusive, cita a Marielle. A gente já perdeu uma parlamentar importante no Rio e precisa que as autoridades possam investigar e que tragam uma resposta contundente em relação a esses criminosos”, disse.

De acordo com a deputada o objetivo das mensagens é tentar calar sua voz.

“O teor é, basicamente, tentando me silenciar. Falam que já aconteceu com a Marielle e vai acontecer com outra pessoa. O teor traz uma questão de ‘falar demais’. Uma parlamentar que foi eleita para falar, parlar é igual a parlamento, da fala. Estou sendo ameaçada e cerceada. Minha atribuição enquanto legisladora está sendo ameaçada. Isso é uma ameaça à democracia”, afirmou.

“Foi uma mensagem, e eu preciso que a polícia investigue. Espero que eles me deem resposta. Afinal de contas, existe um trabalho contundente à frente da comissão. Nenhum tipo de ameaça deve ser subestimada”, alertou Renata.

Ela disse ainda que falou “com o secretário da Polícia Civil (Allan Turnowisk), com o governador (em exercício Cláudio Castro) e com o presidente da Alerj (André Ceciliano) sobre a ameaça. Todas as autoridades estão avisadas. Eles se solidarizaram e se colocaram à disposição”.

Ao final, Renata disse que “está analisando” a possibilidade de reforçar a sua segurança.

Com informações do Globo

Avatar de Julinho Bittencourt

Julinho Bittencourt

Jornalista, editor de Cultura da Fórum, cantor, compositor e violeiro com vários discos gravados, torcedor do Peixe, autor de peças e trilhas de teatro, ateu e devoto de São Gonçalo - o santo violeiro.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR