"República de Curitiba" pede demissão após saída de Moro do Ministério da Justiça

Grupo engloba membros da cúpula do ministério que antes atuaram com Sergio Moro na Lava Jato em Curitiba

Sérgio Moro (Foto: Lula Marques)Créditos: Lula Marques
Escrito en POLÍTICA el

A assessoria do Ministério da Justiça confirmou neste sábado (25) que membros da cúpula da pasta devem entregar os cargos após a saída do ex-juiz Sergio Moro, assim como do diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo.

Fazem parte da cúpula da pasta pessoas que trabalharam com Moro na força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, grupo que ficou conhecido como “República de Curitiba". O termo foi utilizado pejorativamente pelo ex-presidente Lula – e vazado para a imprensa – para definir o acovardamento do Judiciário e do Congresso diante dos abusos da operação.

Segundo a assessoria da pasta, devem sair do ministério o secretário-executivo, Luiz Pontel; o diretor do Departamento Penitenciário Nacional, Fabiano Bordignon; o secretário nacional de Justiça Vladimir Passos; o secretário nacional de políticas sobre drogas, Luiz Roberto Beggiora; o secretário de operações integradas, Rosalvo Ferreira Franco e o secretário nacional do consumidor, Luciano Timm.

O presidente Jair Bolsonaro ainda não nomeou o substituto de Moro para o Ministério da Justiça. Aliados do presidente, no entanto, apontam o ministro Jorge Oliveira, da Secretaria Geral, como um dos principais cotados. A informação é do UOL.