Republicanos, partido de Russomanno, tem vice-prefeito com suspeita de elo com PCC

Histórico do partido contraria discurso ético utilizado pelo deputado em campanha eleitoral

Vice-prefeito de Arujá, Márcio Oliveira/Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

Apesar de utilizar um discurso ético em sua campanha eleitoral, o candidato à prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, está filiado a um partido que apresenta uma série de práticas problemáticas. Um vice-prefeito do Republicanos em Arujá, município da região metropolitana de São Paulo, chegou a ser preso por suspeita de ligação com a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, policiais afirmam que o PCC conseguiu ter acesso à prefeitura de Arujá por meio de licitações e indicações políticas. O vice-prefeito da cidade, Márcio Oliveira, teria ajudado o grupo nesse processo.

A suspeita é de que Oliveira realizou um acordo em 2016 com o traficante Anderson Pereira Lacerda, sócio de André do Rap, como forma de obter dinheiro para a campanha do prefeito José Luiz Monteiro (MDB). Em troca, seriam oferecidos serviços na área de coleta de lixo e saúde.

Depois da eleição, o traficante teria cobrado a dívida com o vice-prefeito, e o grupo passou a mandar em alguns setores da administração, como o da Saúde, após fraudes em licitações. Anderson está foragido e entrou no rol de procurados da Interpol, assim como André do Rap.

Em nota ao jornal, a Prefeitura de Arujá diz que "lamenta os ocorridos, continua aguardando os desfechos da operação e se coloca inteiramente à disposição da Justiça para continuar colaborando no que for preciso".