Ricardo Barros culpa CPI por "espantar" vendedores de vacinas, revolta senadores e sessão é suspensa

Em depoimento, líder do governo Jair Bolsonaro fez uma provocação ao dizer que a CPI "afastou muitas empresas interessadas em vender vacina para o Brasil". CPI vai reavaliar convite a Ricardo Barros. Veja vídeo

Ricardo Barros (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Escrito en POLÍTICA el

Em mais uma provocação durante seu depoimento nesta quinta-feira (12), o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), culpou a CPI do Genocídio por afastar vendedores de vacinas do Brasil e causou revolta entre os integrantes da comissão, que foi suspensa pela segunda vez em pouco mais de 3 horas de sessão.

Leia também: Ricardo Barros bate-boca com Renan Calheiros e CPI é interrompida na primeira pergunta

"O mundo inteiro quer comprar vacinas. E eu espero que essa CPI traga bons resultados para o Brasil, produza um efeito produtivo para o Brasil. Porque o negativo já produziu muito. Afastou muitas empresas interessadas em vender vacina para o Brasil, que não se interessam mais…", provocou o deputado, despertando a revolta entre membros da comissão.

"Ai não dá. [A CPI] foi para impedir que houvesse roubo", disse o senador Humberto Costa (PT-PE). "Afastamos as vacinas que vocês do governo queriam tirar proveito, rapaz", emendou o presidente, Omar Aziz (PSD-AM), antes de suspender a sessão para avaliar o convite ao deputado.

"Essa CPI foi instalada não tem 90 dias. Há três meses atrás, antes dessa CPI ser instalada, senhor líder do governo Jair Bolsonaro, nós já tínhamos mais de 400 mil vidas perdidas", afirmou Simone Tebet (MDB-MS), antes da sessão ser suspensa.

Declaração
Em rápida declaração do lado de fora da comissão, ladeado por governistas, como o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), voltou a acusar a CPI de "espantar" vendedores de vacinas.

"Perdemos a grande oportunidade de comprar 60 milhões de doses da CanSino, de dose única, por US$ 17. Portanto, mais barato do que a CoronaVac, mais barato do que a Pfizer e mais barato do que a maioria das vacinas compradas pelo Brasil. É uma vacina de dose única. Por isso, não é adequado dizer que era a mais cara que estava sendo negociada. É a metade do preço. Eu fiz um comentário, que a CPI teria espantado vendedores de vacinas do Brasil, até que alguns senadores concordaram, achando que espantaram pessoas que estavam ilegitimamente e outros discordaram achando que estava depreciando os trabalhos da CPI. Pelo contrário, a CPI faz seu trabalho de investigação, mas fato concreto não há mais laboratórios procurando o Brasil para vender vacinas", afirmou.

Veja vídeo

https://twitter.com/Metropoles/status/1425857865546444808