O que o brasileiro pensa?
11 de julho de 2020, 10h06

Ricardo Salles é denunciado na CGU por esvaziar Comissão de Ética do Meio Ambiente

Por falta de portaria, comissão está desde maio do ano passado sem o número mínimo de suplentes para a realização dos trabalhos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, recebeu mais uma denúncia contra sua gestão. Desta vez, a reclamação foi encaminhada à Corregedoria-geral da União (CGU) e o acusa de esvaziar a Comissão de Ética do Ministério do Meio Ambiente.

A comissão, responsável por apurar deslizes éticos do ministério, está sem portaria que designa os membros do colegiado desde maio do ano passado. O grupo deve ter três titulares e três suplentes, mas conta hoje com apenas dois suplentes. A informação é de Lauro Jardim, no jornal O Globo.

No começo da semana, o Ministério Público Federal (MPF) pediu o afastamento de Salles do governo Bolsonaro. Para os procuradores, Salles atua no ministério com o objetivo de desmontar a proteção ao meio ambiente no país, o que configura improbidade administrativa.

Assinada por 12 procuradores do Distrito Federal e integrantes da Força-Tarefa Amazônia do MPF, a ação relaciona uma série de atos de Salles no comando da pasta que favoreceriam a desestruturação da política ambiental no Brasil, divididas em quatro categorias.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum