Ricardo Salles vai a clube de tiro durante o expediente

Enquanto o Pantanal pega fogo, o ministro do Meio Ambiente decidiu fazer disparos

Jair Bolsonaro e Ricardo Salles, ex-ministro do Meio Ambiente (Reprodução/YouTube)Créditos: Reprodução/ redes sociais
Escrito en POLÍTICA el

Enquanto ambientalistas e servidores de Ibama e ICMBio lutam contra a devastação do Pantanal e da Floresta Amazônica, o ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente, decidiu dar uma "saidinha" durante o horário em que deveria cumprir "atividades remotas" e visitar um clube de tiro em Brasília.

Segundo informações do jornalista André Borges, do Estado de S.Paulo, a agenda do ministro registrava compromissos em atividades remotas na tarde da última sexta-feira (5), quando um servidor trabalha à distância. No entanto, ele decidiu dar uma escapada e praticar tiro por cerca de duas horas durante o expediente.

Acompanhado de outras pessoas, ele teria ficado no local entre 15h e 17h.

À reportagem, o ministro afirmou que estava em horário de almoço. “Eu fui, em minha hora de almoço, e retornei ao MMA em seguida. Estava mesmo e, em seguida, voltei ao MMA e fiquei lá trabalhando até as 20h30”, disse.

A escapulida acontece em meio a um número recorde de queimadas registradas no Pantanal brasileiro. De janeiro a setembro deste ano, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) identificou 18.259 focos de incêndio no bioma. Até então, a maior marca alcançada nos nove primeiros meses do ano tinha sido 11.405 pontos, em 2005.

Dadosdo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa), do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), indicam que o fogo destruiu, neste ano até 27 de setembro, 3.461 hectares, ou 23% do bioma.