Fórum Educação
03 de abril de 2020, 11h51

Rodrigo Maia: “Bolsonaro não tem coragem de tirar Mandetta e mudar a política de saúde”

Para o presidente da Câmara, o ministro da Saúde também não deve "pedir o boné" neste momento, mesmo enfrentando embate com Bolsonaro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), afirmou nesta sexta-feira (3) que o presidente Jair Bolsonaro não deve demitir o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, por falta de coragem. Maia disse ainda que o ministro, que também é do DEM, tampouco deve pedir demissão, mesmo com toda a “adversidade” com o presidente.

“Ele não tem coragem de tirar o ministro e mudar oficialmente a política [de saúde], ele fica em uma posição dúbia”, disse o presidente da Câmara. “Esse conflito que [Bolsonaro] constrói agora com o ministro, do ponto de vista concreto, não faz sentido, porque foi ele que delegou ao ministro a área técnica”, continuou.

Mandetta e Bolsonaro tem enfrentado embates desde o início da crise do coronavírus no país. Cada um defende políticas diferentes de combate a doença, pois ministro segue orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem reforçado a importância do isolamento social.

Em teleconferência promovida pelo jornal Valor Econômico, com a participação do economista-chefe do Banco Itaú, Mario Mesquita, Maia elogiou Mandetta e disse que o considera “um homem de responsabilidade” e que, portanto, não pediria demissão neste momento. “Mandetta não vai pedir o boné mesmo com toda a adversidade”, afirmou.

“Mesmo sendo desautorizado, Mandetta cumpre papel fundamental baseado na ciência e é fundamental que ele não saia da condução dessa crise”, acrescentou Maia.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum