Rodrigo Maia: “Bolsonaro não tem coragem de tirar Mandetta e mudar a política de saúde”

Para o presidente da Câmara, o ministro da Saúde também não deve "pedir o boné" neste momento, mesmo enfrentando embate com Bolsonaro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), afirmou nesta sexta-feira (3) que o presidente Jair Bolsonaro não deve demitir o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, por falta de coragem. Maia disse ainda que o ministro, que também é do DEM, tampouco deve pedir demissão, mesmo com toda a "adversidade" com o presidente.

“Ele não tem coragem de tirar o ministro e mudar oficialmente a política [de saúde], ele fica em uma posição dúbia", disse o presidente da Câmara. “Esse conflito que [Bolsonaro] constrói agora com o ministro, do ponto de vista concreto, não faz sentido, porque foi ele que delegou ao ministro a área técnica”, continuou.

Mandetta e Bolsonaro tem enfrentado embates desde o início da crise do coronavírus no país. Cada um defende políticas diferentes de combate a doença, pois ministro segue orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem reforçado a importância do isolamento social.

Em teleconferência promovida pelo jornal Valor Econômico, com a participação do economista-chefe do Banco Itaú, Mario Mesquita, Maia elogiou Mandetta e disse que o considera "um homem de responsabilidade" e que, portanto, não pediria demissão neste momento. “Mandetta não vai pedir o boné mesmo com toda a adversidade”, afirmou.

“Mesmo sendo desautorizado, Mandetta cumpre papel fundamental baseado na ciência e é fundamental que ele não saia da condução dessa crise", acrescentou Maia.