Rodrigo Pacheco defende retorno do auxílio emergencial e diz que "teto de gastos não pode ficar intocado"

Apoiado por PT e PDT e por Bolsonaro, Pacheco evita se posicionar sobre o impeachment, mas cede no tema do auxílio

Rodrigo Pacheco - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), candidato à presidência do Senado, defendeu nesta quinta-feira (21) a retomada do auxílio emergencial ou a ampliação do programa Bolsa Família. Pacheco é apadrinhado por Davi Alcolumbre (DEM-AP) e possui o apoio tanto de partidos como PT e PDT quanto do presidente Jair Bolsonaro.

Em entrevista ao jornalista Daniel Weterman, do Estado de S. Paulo, o senador tentou não de posicionar no tema do impeachment, ao dizer que a atribuição era da Câmara, e defendeu a retomada do auxílio emergencial - pauta defendida principalmente por partidos de oposição e fora da agenda de Bolsonaro.

"Temos um compromisso absoluto com o teto de gastos e o ajuste fiscal. Não é possível gastar o que não tem. Todavia, há um estado de necessidade em função da pandemia. Precisamos, enquanto Estado, encontrar uma solução para remediar o problema dessas pessoas mais vulneráveis, seja com auxílio emergencial renovado seja com incremento do Bolsa Família ou de algo assemelhado", afirmou o senador.

Apesar de afirmar ter comprometimento com o teto de gastos, o parlamentar afirma que ele "não pode ficar intocado em um momento de extrema necessidade em que é preciso salvar vidas". "Obviamente, essa rigidez pode ser relativizada, mas vamos trabalhar muito para que não seja relativizada", completou.