Rodrigo Pacheco rebate Bolsonaro: "Não há mínima razão para se cogitar estado de sítio"

O presidente do Senado ouviu cobranças pela instalação da CPI da Covid-19

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), usou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para criticar o presidente da República, Jair Bolsonaro, pela declaração em que insinua o uso das Forças Armadas e a decretação de um Estado de Sítio contra as medidas de isolamento social implementadas por governadores e prefeitos.

"Não há mínima razão fática, política e jurídica, para sequer se cogitar o estado de sítio no Brasil. Volto a dizer que o momento deve ser de união dos Poderes e ações efetivas para abertura de leitos, compras de medicamentos e vacinação", declarou o senador, que recebeu apoio da oposição e do Governo Federal em sua eleição para a mesa diretora.

O senador ainda anunciou que acionar a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, para que o Brasil compre os estoques da vacina Oxford/AstraZeneca que o país não deve utilizar no momento. Harris é a presidenta do Senado dos EUA.

"Pedi que fosse considerada, pelas autoridades norte-americanas, a eventual concessão de autorização especial que permita a aquisição, pelo governo brasileiro, de doses de vacina estocadas nos Estados Unidos e ainda sem a previsão de serem utilizadas localmente", anunciou.

Internautas ainda criticaram a demora de Pacheco em implementar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que pretende investigar a atuação do governo Bolsonaro diante da pandemia de Covid-19. O pedido já foi assinado por 17 parlamentares, o que permite a instalação.

A cobrança pela CPI da Covid aumentou após a morte do senador Major Olímpio (PSL-SP).

Outros senadores comentaram também sobre a "ameaça" de Bolsonaro. "Como sempre, criando cortina de fumaça para fugir de suas responsabilidades. O que ele quer mesmo é lavar as mãos sobre a necessária recuperação econômica do país", tuitou Jaques Wagner (PT-BA).

https://twitter.com/rpsenador/status/1373027282965643264
https://twitter.com/rpsenador/status/1373029699841056768
https://twitter.com/jaqueswagner/status/1373016056483176455