Rogério Carvalho exibe na CPI vídeos de ataques de Bolsonaro contra Coronavac

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, presta depoimento à comissão nesta quinta-feira

Senador Rogério Carvalho (PT) na CPI do Genocídio | Pedro França/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) exibiu na CPI do Genocídio nesta quinta-feira (27) um compilado de vídeos em que o presidente Jair Bolsonaro ataca a vacina CoronaVac, desenvolvida pela SinoVac em parceria com o Instituto Butantan.

A comissão colhe depoimento do presidente do instituto, Dimas Covas. Entre outras coisas, Covas revelou que o Brasil poderia ter sido o primeiro país do mundo a começar a vacinação, que Bolsonaro travou a compra de doses e que o país perdeu 60 milhões de doses que seriam enviadas pela China até dezembro de 2020.

Carvalho exibiu vídeos que mostram Bolsonaro dizendo publicamente que não compraria a vacina CoronaVac, que não financiaria a "vacina chinesa de João Doria" e que o coronavírus poderia ser uma "arma biológica". Outros senadores também reproduziram gravações semelhantes.

"Eles não queriam fortalecer um futuro adversário político. Vejam a politização da vacina. Resultado disso é a vida dos brasileiros no meio de uma disputa eleitoral. Reafirmo que o Bolsonaro foi o promotor da pandemia no Brasil. A consequência para o Brasil é a vergonha para o mundo inteiro", declarou o parlamentar do PT. "Não dá para tratar vacina dessa forma".

Confira alguns dos vídeos exibidos na comissão:

https://twitter.com/jairmearrependi/status/1397959536548405248
https://twitter.com/desmentindobozo/status/1397942566314729474
https://twitter.com/tesoureiros/status/1395029493094526981

Temas