O que o brasileiro pensa?
13 de dezembro de 2019, 22h20

Rosa Weber dá prazo de dez dias para Bolsonaro se explicar sobre ofensa a Glenn

Em julho, o presidente disse que o jornalista se casou e adotou crianças no Brasil com o objetivo e evitar uma suposta deportação

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Rosa Weber, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou que Jair Bolsonaro esclareça se, de fato, chamou o jornalista norte-americano Glenn Greenwald de “malandro” por ter se casado adotado crianças no Brasil. O presidente deixou a entender que o objetivo do editor do The Intercept Brasil era, supostamente, evitar ser deportado em função das denúncias da Vaza Jato.

A ministra estipulou prazo de dez dias para que Bolsonaro se pronuncie. Por ser presidente da República, ele pode optar por não acatar a determinação. Nesse caso, abre a possibilidade de uma ação criminal.

Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui.

Durante as publicações que apontaram troca de mensagens comprometedoras entre Sérgio Moro e procuradores da Lava Jato, em julho, Bolsonaro fez referência a uma portaria do ex-juiz, que estabelece um rito sumário de deportação de estrangeiros considerados “perigosos”.

Casamento

“Ele (Glenn) não se encaixa na portaria. Até porque ele é casado com outro homem (o deputado federal David Miranda, do PSOL-RJ) e tem meninos adotados no Brasil. Malandro, malandro, para evitar um problema desse, casa com outro malandro e adota criança no Brasil”, disparou Bolsonaro.

Na avaliação dos advogados de Glenn, a afirmação do presidente é “marcada pela homofobia e pela ofensa à honra” do jornalista e “fere sua dignidade enquanto ser humano, além de ser inadmissível para um chefe de Estado”.

Com informações do UOL


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum